Homens com testosterona baixa têm chances maiores de morrer de covid-19, segundo hospital alemão

A testosterona baixa pode ser um grande inimigo contra o covid-19.

Esta é a conclusão de um estudo feito por um hospital alemão com 45 pacientes que foram para a terapia intensiva. O estudo foi publicado no Daily Mail.

testosterona

Segundo a reportagem, a probabilidade de morrer por conta do coronavírus dobra caso a testosterona do homem esteja desregulada.

O fato é que este hormônio é responsável direto pela resposta da imunidade do corpo do homem.

Aprenda como manter seus níveis de testosterona alto clicando aqui.

Os pesquisadores avaliaram os primeiros 45 pacientes confirmados com Covid-19 e admitidos na UTI no Centro Médico Universitário Hamburg-Eppendorf, em Hamburgo. 35 eram homens e 10 eram mulheres, com 7 deles precisando de oxigênio e 33 precisando de ventilação. 9 homens e 3 mulheres morreram.

Os níveis hormonais de todos os pacientes foram avaliados no primeiro dia na UTI, antes de receberem procedimentos mais invasivos. Mais de dois terços dos homens (68,6%) registraram baixos níveis de testosterona. Por outro lado, a maioria das pacientes do sexo feminino (60%) apresentava níveis elevados do hormônio.

O professor Gülsah Gabriel, do Instituto Leibniz de Virologia Experimental de Hamburgo, que participou da pesquisa, disse o seguinte ao “Daily Mail”:

“A maioria dos pacientes masculinos com Covid-19 apresentava baixos níveis de testosterona. Dos que morreram, a maioria também apresentava baixos níveis de testosterona. Assim, baixos níveis de testosterona nos homens parecem ser um fator de risco para resultados graves e até fatais de doenças após a infecção pelos chamados vírus respiratórios indutores de citocinas”.

Não há informações sobre testosterona exógena fazer alguma diferença, mas é sabido que o uso de anabolizantes prejudica a resposta imune do corpo, portanto, desprezível ou até prejudicial para enfrentar o covid-19.

A prática de exercícios físicos, alimentação regrada e o cuidado com a saúde mental ainda são a melhor forma de manter os níveis de testosterona satisfatórios.