O que é exatamente e como trabalha um swing trader?

Você sabia que é possível ser um swing trader? É uma das modalidades de investidores na Bolsa de Valores, mas é também um estilo de vida.

Já fizemos um artigo explicando como é ser um day trader e se você quiser ler sobre, basta clicar aqui.

swing trader

A lógica do swing trader é muito similar à do day trader, mas com uma diferença crucial: o swinger não costuma vender as ações que compra no mesmo dia.

O que faz exatamente um swing trader?

Assim como o day trader, o swinger compra ações ou outros ativos por um valor X e pretendem vender por XY para a obtenção do lucro.

Como eu tenho contato com ações, costumo falar mais delas, mas é possível trabalhar com opções, mercado futuro e outras formas de trader também.

O swinger não deixará de vender ações no mesmo dia caso considere um bom negócio, mas o tempo entre as compras e vendas costumam ser de 3 dias a várias semanas.

Assim como o DT, é necessário ler gráficos para poder especular sobre o mercado.

O gráfico diário, 60 minutos e intraday ajudam muito o swinger a fazer as compras e vendas.

Como o swing trader faz os seus negócios com bastante tempo, ele costuma ter outras ocupações laborais que geram renda para que ele possa “tradar”.

Assim como o day trader, o swinger também trabalha com stop, tanto pra cima, quanto pra baixo, mas como ele tem mais tempo para aguardar, é comum que o swinger aguarde até que a ação suba novamente.

Qual a diferença do swinger pro day trader?

Enquanto o day trader zera suas posições sempre no mesmo dia, o swing trader dorme com ações, muitas vezes por algumas semanas.

É possível inclusive que o swing trader aproveite os dividendos, queridinhos dos holders, uma modalidade que ainda escreverei aqui.

Quando o lucro está a vista, o swing trader vende.

Como lidar com a emoção?

A emoção é menos intensa nesta modalidade do que no day trade, pois o swinger pode esperar as ações se valorizarem para a venda, mas um movimento errado pode fazer com que o swinger precise vender a ação sem ter lucro ou abandonar a ação até que ela cresça novamente.

Perder faz parte deste trabalho.

Como identificar ações interessantes?

Para identificar ações interessantes você deve fazer a análise gráfica e verificar o volume de negociações.

Olhar também como a população se comporta com a ação é importante para ver se ela irá ou não se valorizar.

O trabalho de monitoramento do swing trader o premia ao cuidar das ações que ele pretende lucrar.

Alguns indicadores interessantes são o IFR – Índice de Força Relativa, as Bandas de Bollinger, as Médias móveis exponenciais de curto, médio e longo prazo, e os principais candle sticks de reversão.

É possível ganhar muito com facilidade?

Assim como em todos os investimentos, é quase impossível ganhar muito dinheiro em pouco tempo, então, não entre nessa sem estudar MUITO, afinal, você suou para conquistar o que tem, então, não compre, nem venda ações sem ter certezas próprias disso, sem depender de ninguém.