Espermograma, entenda como é feito este importante exame

Você muito provavelmente já ouviu falar num exame chamado espermograma.

Como o próprio nome diz, ele condiz aos espermatozoides e também à saúde da próstata, através da coleta de sêmen.

Mas você sabe como é feito o espermograma?

Nós sabemos como conseguir amostras de sêmen de forma muito fácil, normalmente produzimos elas ao longo da vida com muita tranquilidade usando as nossas próprias mãos, se é que você me entende.

espermograma

O médico te orientará como se comportar para fazer o exame

Então talvez você esteja imaginando que os médicos pegam seringas, enfiam no saco escrotal dos homens e retiram o sêmen, correto?

Errado.

Os hospitais preferem que o método tradicional seja feito, uma vez que é muito mais fácil, prático e não só indolor, como prazeroso.

Como efetivamente é feito o exame

Enquanto que em todas as vezes em que uma pessoa pratica a masturbação, ela se esconde, garantindo que ninguém saiba o que ela fez, na vez que você vai fazer o espermograma, você vai precisar se masturbar com outras pessoas sabendo que isso acontecerá.

Fique tranquilo que ninguém verá.

Antes de tudo, é necessário que o paciente fique de dois a três dias sem ter relações sexuais ou se masturbar.

Nos hospitais ou laboratórios de coleta, o paciente é encaminhado para uma saleta equipada com um banheiro e lá a amostra deverá ser colhida.

Em algumas destas salas, cadeiras confortáveis, vídeos e revistas poderão ser usados como auxílio na busca pela excitação necessária para conseguir a amostra que será colocada em um frasco com boca larga.

Para evitar constrangimentos, o frasco costuma ser colocado em um local indicado para que o paciente não tenha que sair com um potinho de sêmen nas mãos.

Orientação para uma coleta perfeita

  • lavar as mãos e o pênis com água e sabonete, enxaguando-os muito bem;
  • Passar um antissépito fornecido pelo funcionário do hospital ou laboratório, contemplando toda a glande e uretra, não esquecendo de secar bem com gaze depois para que nenhum resíduo interfira no exame;
  • Ejacular todo o esperma dentro do frasco fornecido e avisar o funcionário do local caso alguma parte da amostra saia para fora do frasco. Caso algo saia, além de sujar o local, que precisará ser limpo, esta falta fará diferença no resultado final;
  • Não usar lubrificantes para auxiliar na masturbação, até mesmo a saliva poderá influenciar no resultado final do exame.

Em alguns casos, a coleta é feita em casa e deve ser entregue no hospital ou laboratório em até uma hora, colocando o frasco perto do corpo para manter a temperatura necessária para a saúde da amostra coletada.

Por que fazer este exame?

A maioria dos homens faz este exame para ter uma contagem, tamanho e qualidade dos espermatozoides para ter filhos, algo que será descoberto assim que os exames após a coleta forem abertos.

Para fazer um espermograma, procure o seu urologista.