Água de esgoto é ideal para produzir cerveja

cerveja de esgoto

Pelo menos é o que afirma Art Larrance, o mestre cervejeiro mais renomado do estado de Oregon, nos Estados Unidos. E;e encontrou uma forma inusitada de estimular a venda de cerveja e de chamar a atenção de toda sociedade para a importância de se tratar as águas residuais. Art reuniu alguns amigos e o governo daquele estado para um desafio, escolher qual seria a melhor cerveja feita a partir da estação de tratamento do rio Tuolumne Tualatin.

Larrance afirma que a água de esgoto não é ideal para fazer cerveja apenas por questões sociais, mas também por questões científicas. Segundo ele, o tratamento químico feito na água residual deixa ela com o aspecto e propriedades muito similares aos da água cervejeira.

“O processo deixa a água ‘esterelizada’ e, em seguida, são adicionados os minerais. Quando ele é feito, a água resultante atende todos os padrões de água potável”, disse Art ao site Fast Company.

O representante dos serviços hídricos de Oregon, Mark Jockers, afirmou o seguinte “O desafio que temos por anos é que sempre encaramos o produto que tratamos, que é a água limpa, como algo descartável que deve ser jogado fora. Hoje, sobretudo pelos problemas que alguns enfrentam de escassez, estamos começando a perceber que esta água tratada é um recurso importante”

A iniciativa de Larrance é um bom exemplo de como podemos reutilizar bens naturais até para alguns bons prazeres da vida, mas muitas pessoas torcem o nariz pra ideia.

O que você acha da iniciativa? Vai dar certo em outros lugares do mundo?