Quem foram os gladiadores Prisco e Vero?

Praticamente todos os gladiadores tiveram carreiras solo, mas não é o caso de Prisco e Vero. Esses dois são sempre citados em dupla.

Quem foram Prisco e Vero?

O que se sabe de mais notório sobre Prisco e Vero é que eles foram gladiadores famosos em Roma. Assim como quase a totalidade deles, foram escravos antes de passarem a viver de lutas.

Prisco já nasceu escravo, provavelmente na Gália. Vero nasceu livro e entrou para a história ao lutar contra Prisco.

Esses dois iam fazer “o embate do século”, pois eram gladiadores incríveis, então, a luta seria até a morte, somente um deles sairia vivo do Coliseu.

Prisco e Vero

Prisco e Vero fizeram esta luta épica durante a inundação do Coliseu. O poeta Marcial fez um relato bastante detalhado do dia da inundação e desta luta. Tudo naquele dia foi mastodôntico, além dos combates entre gladiadores, houve espetáculos com animais selvagens e simulações de batalhas navais. O objetivo dia era deixar o povo contente a ponto de aumentar a popularidade do imperador Tito.

Marcial relata em seus textos um resultado muito raro. Os combates entre os gladiadores acabavam quando um combatente erguia um dedo em sinal de derrota. Existia também outro método de acabar a luta e este método se chamava “missio“.

O relato de Marcial sobre este combate mostra um resultado inesperado e extremamente raro. Naquele dia o “missio”, ação onde o gladiador ergue o dedo para sinalizar que perdeu ou empatou e precisa voltar aos treinos foi usado.

O missio pode ser usado de duas formas: A primeira forma de se usar o missio é em rendição, onde o gladiador poderia ter seu indulto.

A segunda forma de se usar o missio é com o empate. Este empate pode ser pedido pelo público ou até mesmo pelos lutadores, onde ambos entregam as espadas para o oponente, mas isso era mal visto pelo público.

 

A luta entre Prisco e Vero teve um final incomum, onde os dois gladiadores incansáveis foram declarados… vencedores.

Acredita-se que esta tenha sido uma jogada de marketing político de Tito, pois a vitória de dois grandes combatentes gerou uma imagem muito positiva na população. O respeito à regra de rendição fez com que sua popularidade fosse nas alturas.