Carpóforo, o gladiador que enfrentava bestas

É sabido que Espártaco foi o gladiador mais famoso da história, mas você já ouviu falar de Carpóforo, o assassino de bestas?

Carpóforo

Nós já fizemos um texto sobre os 10 gladiadores mais famosos da Roma antiga, gladiadores estes que entravam no Coliseu para lutar por glória ou apenas por suas vidas em batalhas mortais, uma vez que eram, em sua maioria ou quase totalidade, escravos das mais variadas etnias.

Muito se fala sobre gladiadores como Espártaco, notoriamente o mais famoso deles ou Cômodo, o mais trapaceiro de todos, mas pouco se fala de outros gladiadores tão interessantes quanto estes. Neste artigo falaremos um pouco do domador de bestas chamado Carpóforo.

Quem Foi Carpóforo?

Como estamos falando deles aqui, sabemos que Carpóforo era um gladiador. Assim como a maioria deles, Carpóforo ou “Carpophorus” era um escravo.

O que não se sabe ao certo é a origem dele antes de tornar-se um gladiador. A teoria mais forte sobre o mesmo é de que nasceu em Roma e endividou-se, o que o levou a ser escravizado e posteriormente vendido para ser um gladiador.

Mal sabiam que ele seria um dos melhores.

A maior característica de Carpóforo

Carpóforo era o maior dos bestiarii, um tipo de gladiador que enfrentava animais de todos os tipos em campo de batalha.

Ora, nós sabemos que animais carnívoros e ou corpulentos entram numa arena não para serem mortos, mas para matar.

A maioria dos bestiarii tinha uma vida muito breve e dolorosa, sendo destruídos de forma avassaladora por bichos de todos os tipos.

Carpóforo foi o melhor desta modalidade, matando as bestas que colocavam junto com ele dentro do Coliseu.

A estreia no Anfiteatro Flaviano

Caso você não saiba, Anfiteatro Flaviano é o Coliseu e foi lá que Carpóforo começou sua vida de lutas contra bestas.

Ao serem jogados no Coliseu juntos de animais, gladiadores costumavam morrer de forma breve e selvagem, mas isto não aconteceu com esse cara.

Na sua estreia no Coliseu, Carpóforo venceu um urso, um leopardo e um leão. Detalhe que ele fez isso com facilidade.

Naquele mesmo dia ele usou sua lança para matar um rinoceronte, levando os milhares de espectadores da Roma Antiga que ali estavam ao delírio.

Por que ele tornou-se um mito?

Gladiadores costumavam enfrentar-se entre si, dois entravam e um saía, os que saiam com maior frequência eram amados e paparicados pelo público ensandecido.

Carpóforo era um pouco diferente, pois ele entrava sozinho e não enfrentava gladiadores, mas animais de grande porte.

O Coliseu ia ao delírio com o homem que matava ursos, leões, tigres, rinocerontes e outros animais mortíferos em uma arena. Ele ficou tão famoso com isso que ficou conhecido como o “Hércules romano”.