É possível evitar a calvície masculina?

Desde os tempos mais primórdios, o homem se pergunta se é possível evitar a calvície. Como estamos num site para homens, obviamente focaremos na calvície masculina.

Por que sabemos que a preocupação por perder os cabelos é antiga? A criação das primeiras perucas são datadas do Egito Antigo, portanto, mais de 2000 anos a.C.

Ter um cabelo bem cuidado sempre foi sinônimo de saúde, mas ainda tê-los, mesmo que mal cuidados, sempre foi sinônimo de jovialidade.

evitar a calvície

O tempo mostrou que este desejo do homem de não perder os cabelos ultrapassou os milênios e desembocou na nossa geração, uma das mais preocupadas com a aparência na história e talvez a que pague mais barato por isso.

E sim, por mais que você ache que estamos pagando cada vez mais caro pelas coisas, a nossa geração é uma das poucas com acesso a itens de higiene básicos para que não tenhamos o “aroma de animal” que teríamos sem um mero sabonetinho.

Mas e aí, dá pra evitar a calvície masculina?

Você ainda deve estar preocupado em resolver as suas entradas maiores que as portas da casa do Gusttavo Lima crescendo na sua testa e eu vou ser direto para que você sofra o mínimo possível: Não, não dá para evitar a calvície, ela é inevitável para quem tem tendência.

É importante falar da tendência porque alguns sortudos têm cabelo até a morte na velhice.

O que é possível fazer é mitigar o seu alastramento, retardando os focos de falta de cabelo na cabeça.

Não é o melhor dos mundos, mas é o que tem que ser feito e mostrarei nos passos seguintes como fazer.

Evite os maus hábitos alimentares para evitar a calvície

Prejudicar a sua circulação é a forma mais fácil de perder o cabelo mais rápido do que você perderia naturalmente.

Cigarro, doces e outras coisas inflamatórias irão ajudar a destruir o folículo capilar da sua cabeça.

Se você fuma, comece tentando fumar menos e se você gosta de doces, prefira dar uma maneirada, os seus cabelos agradecem.

Procedimentos químicos podem piorar a situação

A natureza bem cuidada costuma ser sempre o melhor caminho, então, se você faz tinturas e outros procedimentos químicos no seu cabelo, procure os produtos de melhor qualidade para que eles agridam menos o seu couro cabeludo.

Se for possível, sequer use produtos químicos no cabelo.

Banho com água muito quente pode te deixar careca

A água muito quente favorece a oleosidade da cabeça das pessoas, portanto, tomar banho com água muito quente irá abrir as cutículas dos cabelos (sim, o cabelo tem cutículas) e retirar os óleos naturais de lá, deixando os cabelos quebradiços.

Além disso, a água quente agride o couro cabeludo a ponto de acabar com o equilíbrio da oleosidade da cabeça.

Evitar a calvície combina com limpeza

Tomar banhos todos os dias é essencial, mas é importante lembrar que o banho é da cabeça aos pés.

Lave bem o seu cabelo todos os dias para controlar a oleosidade do mesmo e manter a sujeira distante.

Coma melhor

Como já explicamos aqui, comer bem faz bem para o seu cabelo e para a sua barba, além de aumentar a sua longevidade.

Considere melhorar a sua alimentação para não ficar careca.

A melhor forma de resolver a calvície existe

Apesar das formas paliativas de resolver a calvície através do comportamento, comendo melhor, utilizando vitaminas e outras coisas, existe também a forma mecânica de resolver o seu problema.

A mais antiga é a famosa peruca. Não costuma ser a coisa mais bonita ou fácil de usar, mas é a mais comum de todas.

Com o tempo as perucas ficaram melhores também e algumas são muito bem colocadas na cabeça, então, pode ser que você encontre um bom especialista para resolver o seu problema de calvície.

Já a mais moderna, que tem se popularizando há alguns anos, é a cirurgia para implante capilar, que é mais cara do que a peruca, mas é também mais natural e duradoura.

Assim como toda cirurgia, tem os seus riscos e funciona da seguinte forma, retirando folículos sadios da parte lateral da cabeça e da nuca para colocá-los nas áreas afetadas.

Apesar de ser vendida como uma solução definitiva, a cirurgia vai perdendo o poder com o tempo, ou seja, você vai ficar careca de novo daqui uns anos.