Conheça Assombroso, o letal sniper brasileiro

O sargento Marco Antônio de Souza, apelidado de “Assombroso”, é um experiente sniper do Exército Brasileiro com 55 anos de idade. Ele teve a oportunidade de participar de duas missões de paz da ONU no Haiti por um ano, enfrentando uma das áreas mais violentas do país caribenho. Durante essa missão, Assombroso participou de diversas operações do Brasil e relata ter disparado contra atiradores inimigos que tentavam matar soldados brasileiros.

Assombroso

Para um sniper, a escolha de quando e como atirar é uma responsabilidade enorme. Eles precisam ter maturidade para avaliar a situação e tomar uma decisão em frações de segundo. Às vezes, o alvo pode estar armado e representar uma ameaça para os soldados, mas há também a possibilidade de haver inocentes por perto que podem ser atingidos pelo tiro. Isso pode ser angustiante, mas é algo que faz parte da vida de um sniper e exige uma grande capacidade mental.

Assombroso é um Caçador de Operações Especiais do 1º BFEsp e, como já dissemos, participou de duas missões no Haiti. A primeira foi em 2006, quando ele integrou o DOPAZ (Destacamento de Operações de Paz formado por elementos Comandos e Forças Especiais do Exercito Brasileiro) e ficou conhecido como “Assombroso”. A segunda vez foi em 2010, quando atuou como elemento da equipe de resgate, ajudando nas buscas por vítimas do terremoto que atingiu o país.

Atualmente, Assombroso está na reserva e tem a oportunidade de transmitir seus conhecimentos para a população civil e para os novos caçadores. Ele é um exemplo de dedicação e profissionalismo no Exército Brasileiro e tem um papel importante na formação de novos soldados.