Morre Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé

Pelé faleceu neste 29 de dezembro de 2022, vítima de um câncer no cólon que o assombrava desde setembro de 2021.

Pelé

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, era considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Nascido em 23 de outubro de 1940, em Três Corações, Minas Gerais, ele começou a sua carreira no Santos FC, clube pelo qual se tornaria mundialmente famoso.

Sua estreia pelo Santos ocorreu em 1956, aos 15 anos de idade, e logo se destacou pelo seu talento e habilidade com a bola. Em 1957, ele marcou seu primeiro gol pelo Santos, e a partir daí começou a escrever sua história vitoriosa no futebol.

Em 1958, ainda muito jovem, Pelé foi convocado para a seleção brasileira e participou da Copa do Mundo realizada na Suécia, tornando-se o mais jovem jogador a disputar uma Copa do Mundo. A seleção brasileira venceu aquela Copa do Mundo e Pelé começava a se destacar como um dos maiores jogadores do mundo.

Em 1962, Pelé foi convocado novamente para disputar a Copa do Mundo, desta vez realizada na Chile. Neste ano, o Brasil acabou sendo campeão, e Pelé foi o artilheiro da competição, marcando 6 gols. Foi a primeira vez que o Brasil conquistava o título da Copa do Mundo.

Depois desta conquista, Pelé se tornou ainda mais famoso e passou a ser considerado o maior jogador de futebol do mundo. Ele continuou jogando pelo Santos e também foi convocado para disputar as Copas do Mundo de 1966, 1970 e 1974. Em 1970, o Brasil foi novamente campeão, e Pelé foi considerado o melhor jogador da competição.

Durante sua carreira, Pelé marcou mais de 1.000 gols, um recorde que ainda hoje é invejado por muitos jogadores. Além disso, ele ganhou três Copas do Mundo, cinco títulos paulistas, duas Taças Brasil e uma Recopa Sudamericana.

Depois de encerrar sua carreira como jogador de futebol, Pelé se dedicou a atividades empresariais e também passou a ser embaixador da boa vontade da Unesco. Até hoje, ele é lembrado como um ícone do futebol mundial e um dos maiores jogadores da história do esporte.