Os capacetes de guerra modernos podem ou não projéteis?

Com armas cada vez mais modernas e potentes, algumas pessoas se perguntam se os capacetes de guerra ainda tem alguma efetividade contra elas.

 

A resposta para esta pergunta é um simples: sim.

 

Isso quer dizer que dá pra dar um tiro de 7.62 num capacete que ele irá proteger a cabeça de quem o estiver usando? Obviamente que não.

O poderoso ACH, abreviação para nome BRABO Advanced Combat Helmet, Capacete Avançado de Combate no bom português, foi criado nos Estados Unidos e é item obrigatório nas atividades de campo do exército daquele país e de alguns outros.

capacetes de guerra

O negócio fica estiloso demais

Além dos Estados Unidos, este capacete é usado na Austrália, Iraque, Irlanda, Israel, México, Nova Zelândia e Macedônia.

Um capacete desses pode literalmente parar uma munição mais branda de longe, mas sabemos que em guerras as armas são mais pesadas.

Então qual é o objetivo dele se ele não para tiros? Tiros não acertam sempre em cheio, muita gente morre em guerras com estilhaços e tiros de raspão que evoluem para quadros mais graves.

É aí que o capacete entra.

Com uma capacidade razoável de proteção balística, estes capacetes já salvaram muitas vidas.

Outras utilidades e preços

Este capacete foi atingido em combate, se não fosse o capacete, o combatente poderia estar morto

Além disso, eles possuem cores diferentes para diferenciar as tropas durante a guerra, o que facilita para não praticar o temido fogo amigo.

O preço de um capacete similar a esse no Ebay é do equivalente a R$2.000,00, então, não parece lá muito caro, uma vez que o dólar está cinco vezes o valor do Real brasileiro, ou seja, ele custa em torno de U$400,00 para um americano.

Ele serve para usar no trânsito? Não, o capacete tradicional para moto é feito para aguentar outro tipo de impacto, ou seja, a não ser que você vá para uma guerra, ter um desse só serve para souvenir.