Gel faz bem, faz mal ou não faz diferença para a saúde do cabelo?

Apesar da gama de produtos para modelar o cabelo, o gel ainda está na moda e é muito usado por muitos homens em todo o mundo.

No meio de cremes, pastas e até mesmo pó, o gel ainda permanece forte entre os produtos para esta finalidade.

O homem está mais disposto a se cuidar com produtos diferenciados, mas a facilidade de comprar aquele gelzão com preço bom na farmácia da esquina é bastante tentador.

gel

Como o gel pode destruir o seu cabelo

A verdade é que os géis de qualidade superior estão muito melhores que os de antigamente, as grandes marcas eliminaram o álcool e elementos gordurosos para que a composição não seja tão nociva ao cabelo, deixando estes aspectos com os produtos de menor qualidade, estes sim com um certo risco à saúde capilar.

Quando o gel contém álcool em sua composição, o ressecamento dos bulbos capilares e cabelos são constantes se você usá-lo diariamente, provocando a possibilidade de queda acentuada antes do tempo.

Se o seu cabelo for seco, o uso do gel com álcool o destruirá com mais rapidez, mas se o seu cabelo for oleoso, usar com certa moderação não trará grandes problemas.

Em resumo, os problemas existem, mas são contornáveis.

Como fazer para que o gel não destrua o seu cabelo

Talvez o primeiro passo seja não usar o gel, mas se você é fã incondicional do efeito molhado que só eles trazem, faça o seguinte:

Primeiro de tudo, não use todos os dias, ao usar todos os dias, os efeitos colaterais do uso farão com que os problemas que ele gera se acumulem, então, reveze com outros produtos de modelagem capilar, algo que será até bom para que as pessoas te vejam com outros estilos.

Para diminuir os efeitos nocivos do gel, uma boa lavagem com um xampu de qualidade trarão maior hidratação para os bulbos capilares e ao cabelo.

Quais alternativas ao gel eu posso usar?

Como dito anteriormente neste mesmo texto, alguns outros produtos podem ser utilizados para substituir o gel, eles costumam ser mais caros, mas são também melhores e trazem um efeito mais natural ao cabelo.

São eles as pastas, as ceras, as pomadas e o pó.

Pastas para cabelo

pasta para cabelo

As pastas para o cabelo são indicadas para homens com cabelos mais finos, pois dão volume aos mesmos e boa fixação.

Para colocar nos fios, é ideal usar uma quantidade do tamanho de uma moeda na palma da mão, esfregar as mesmas e depois passar no cabelo úmido, e quando digo úmido, é úmido, não encharcado.

Se você tem bastante cabelo, talvez precise usar mais do que a quantidade indicada aqui, mas não exagere para não ficar com o aspecto seboso na cabeça.

Ceras para cabelo

cera para cabelo

A cera é interessante para quem gosta de brilho, ela não traz o efeito molhado do gel, mas dá um brilho bastante interessante.

Normalmente ela é produzida através da cera das abelhas e dá um aspecto mais clássico, talvez tradicional, se você preferir chamar assim.

A fixação da cera NÃO é tão boa quanto o gel e, por isso, se os seus cabelos são rebeldes, ela não é muito adequada.

Pomadas para cabelo

A pomada para cabelo é produzida através de óleos e costumam ser enriquecidas com vitaminas. Seu aspecto no cabelo é mais seco, portanto, não muito interessante para quem gosta do cabelo com brilho.

Em contrapartida, ela anula qualquer efeito de cabelo sujo ou molhado.

Existem pomadas com fixação forte, mas elas costumam ter fixação média e dar um aspecto bastante natural ao cabelo. É ideal para o seu dia-a-dia pois é muito sóbria.

Pó para o cabelo

Sim, existe um pó modelador para cabelo e você pode usá-lo. Normalmente o pó para cabelos é utilizado em cabelos mais finos, deixando-os mais volumosos também.

O contra de quem gosta de brilho é que o efeito do pó é mate, ou seja, ele não brilha e é opaco.

Conclusões finais

O gel para cabelo não faz tão mal se você usar com moderação e lavá-lo com um bom xampu e condicionador, mas existem produtos muito mais interessantes para ter um cabelo bonito e bem modelado.

Aliado a isso, indico sempre que você visite um bom barbeiro e mesmo que utilize outros produtos para modelar a capilança, não deixe de lavar muito bem a cabeça e secá-la muito bem.

Gostou? Compartilhe com um amigo.

Tagsgel