Estudo diz que mulheres são atraídas por homens com traços obscuros

Mulheres gostam de homens com carinhas legais? Não é o que diz um estudo publicado pelo The Telegraph, que afirma que mulheres gostam de homens com “olhar escuro”, pensativos ou perigosos.

Isso quer dizer que as mulheres são atraídas pelo perigo? Não, muito pelo contrário, mas sim que elas procuram por um companheiro mentalmente forte, confiante e fisicamente atraente, afim de ter filhos saudáveis. Já falamos aqui sobre o quanto é importante ser viril.

Segundo o estudo publicado na Evolution and Human Behaviour, esse tipo de homem possui características que exibem o “Dark Triad”, que são alguns traços de personalidade, como o maquiavelismo, o narcisismo e o a psicopatia.

Essa preferência é maior em mulheres que pretendem ter filhos, pois a seleção natural indica que os genes fortes trarão boa saúde, tanto mental quanto física.

2.370 adultas voluntárias foram apresentadas a uma seleção de faces masculinas no computador, divididos em dois grupos. Uns possuíam mais e outros possuíam menos as tais características “Dark Triad”.

O estudo foi realizado em conjunto por psicólogos da Universidade de Liverpool com colegas de universidades da Polônia e da Finlândia. Um total de 2.370 adultos voluntários do sexo feminino foi apresentado a uma seleção de faces masculinas no computador, divididos em dois grupos. Alguns possuíam mais e outros menos características ‘Dark Triad’.

A grande maioria das que pretendem ter filhos escolheu os homens com traços associados à psicopatia, maquiavelismo e narcisismo.

Um dos pesquisadores disse: “nós examinamos se as preferências para os traços de personalidade ‘Dark Tríade’ estavam relacionados ao sucesso reprodutivo em mulheres contemporâneas”, e completou “Das três características, o narcisismo é mais claramente associado ao sucesso social e benefícios de saúde físicos e psicológicos nos homens. Previmos que a preferência das mulheres por narcisismo poderia ser mais fortemente relacionada com seu sucesso reprodutivo. Em consonância com isso, descobrimos que mulheres com estas predileções deram à luz a mais filhos”

Para finalizar, ele disse: “Estes resultados sugerem que, na sociedade moderna, a preferência das mulheres por alguns desses traços pode estar associados a questão da maternidade”.