Ícone do site O Macho Alpha

8 formidáveis curiosidades sobre a Páscoa

Você gosta da Páscoa? De uma maneira geral, a maioria dos brasileiros curte bastante esse feriado, come chocolate até não querer mais e almoça MUITO BEM com a família. Mas o feriado dos ovos de chocolate é mais do que comilança desenfreada, conheça aqui 8 curiosidades sobre a Páscoa.

1 . Páscoa quer dizer “passagem”

Originária do hebraico, a palavra Páscoa deriva de “Pessach”, que em português significa passagem. As festividades começaram a ser comemoradas em 1513 a.C.

Ela comemora a travessia feita no Mar Vermelho pelo povo judeu, após conseguirem se livrarem da escravidão imposta pelos egípcios.

2 . Ela “dá o start” para as festividades do restante do ano

A Páscoa começou a ser festejada no primeiro domingo depois da lua cheia do outono, no hemisfério sul. A Sexta-feira Santa é dois dias antes das festividades pascais, a Quarta-feira de cinzas é 40 dias e o Carnaval é 43 dias anteriores à festividade em questão.

3 . No começa, as pessoas trocavam ovos de verdade

Nos primórdios da festa, era comum as pessoas trocarem ovos de aves. Os ovos de chocolate foram inseridos apenas no Século XIX, pelos alemães. Por representar o nascimento, o ovo foi escolhido como símbolo pascoal.

4 . Nem todo mundo gosta de ovos de chocolate

Alguns cristãos ortodoxos consideram os ovos de chocolate uma ofensa pagã, por isso, não gostam da recente tradição.

5 . Judas é coisa de grego e latino

A malhação de Judas, prática que demonstra um espírito um pouco distante dos ideais cristãos, é mais comum na Grécia e América Latina, em outros países ela acontece com menor frequência. No Brasil, é comum ver bonecos vestidos com roupas simulando políticos, é bem provável que nesta Páscoa de 2015, vários nomes sejam homenageados.

6 . Cadê meus ovos?

Nos Estados Unidos os pais escondem os ovos nos quintais das casas e dão cestas para as crianças procurarem. O costume é documentado em inúmeros seriados e filmes norte-americanos.

7 . O coelho é uma casualidade

O coelho de Páscoa provém de uma lenda que diz que uma mulher pobre coloriu ovos, escondeu em um ninho no quintal e quando seus filhos encontraram, um coelho passou correndo, dando início a lenda do coelhinho.

8 . É Páscoa ou é Halloween?

Em parte da Finlândia e na Suécia, crianças saem às ruas para pedir doces de porta em porta na quinta-feira ou no sábado anteriores à Páscoa. É similar ao Halloween americano, mas com fantasias mais caseiras.


Gostou da nossa lista? Compartilhe com os amigos!

Sair da versão mobile