Traficante presa na Tailândia é condenada a 9 anos e 6 meses de prisão

A traficante Mary Hellen, presa em fevereiro por estar com mais de 9kg de cocaína em sua bagagem, teve sua sentença decretada, afirmam sua advogada.

Segundo o G1, a advogada Kaelly Cavoli Moreira foi quem informou a imprensa sobre a pena para Mary Hellen Coelho Silva, de 21 anos de idade.

traficante

A sentença teria sido proferida no domingo (08), mas a embaixada brasileira teria recebido a informação na quarta-feira (11) e os advogados de Mary Hellen só teriam recebido a informação na madrugada de quinta-feira (12) através de um e-mail enviado pela embaixada.

“A gente teve uma pena muito positiva, melhor do que a gente esperava. Nós já tínhamos descartado a pena de morte e a prisão perpétua. Estamos caminhando para uma pena humana, o mundo precisa ir contramão de penas desumanas”, disse a advogada Kaelly.

O plano da defesa agora é pedir o “perdão real” ao rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, no trono desde 2019.

A Tailândia pune com pena de morte quem faz tráfico de drogas, dependendo das circunstâncias, tipo de entorpecente e quantidade, mas a pena tornou-se mais branda a partir de 2021 para alguns casos limitando-se a 15 anos de prisão.

A defesa Mary Hellen afirmou que a sentença é dividida de duas formas:

. dois anos por crime civil;

. sete anos e seis meses por crime penal.

“A brasileira teria sido assistida por defensor público nomeado pela própria corte. O setor consular está tentando, desde ontem [quarta-feira, 11 de maio], obter cópias dos documentos da sentença da brasileira”, informou Kaelly.

O próximo plano dos advogados dela é fazer com que a traficante seja extraditada para o Brasil para cumprir a pena aqui.

Segundo Telêmaco Marrace, também advogado de Mary Hellen, ela foi usada de mula e não sabia das drogas na bagagem.

Mary Hellen teve um final mais feliz que outros dois brasileiros que tentaram traficar na Indonésia, Marco Archer e Rodrigo Gularte, ambos sentenciados e mortos por fuzilamento.