As provas incontestáveis de que os antigos romanos eram muito inteligentes!

Os antigos romanos nos remetem automaticamente a lutas de gladiadores e soldados com lanças, mas muitas pessoas esquecem que o Império Romano foi um dos impérios mais poderosos de toda a história.

Acredite se quiser, o mundo moderno e muitas coisas das quais dependemos hoje foram moldadas ou criadas lá. Quer saber quais? Vem comigo!

14 . Números Romanos

antigos romanos

Os números que usamos hoje em dia são os arábicos e eles são muito fáceis de usar em equações em relação aos romanos por causa do número 0.

Apesar disso, números romanos, que usam letras do alfabeto latino, ainda são utilizados em inúmeros ambientes do nosso dia a dia.

13 . Notícias matutinas

Os Antigos Romanos não inventaram o jornal moderno em si, mas eles tiveram uma forma inicial dele chamada Acta Diurna. Esses primeiros jornais consistiam em notícias diárias inscritas em placas de pedra, papiro e até mesmo metal que eram então colocadas em praças públicas para as pessoas lerem. Assim como hoje, as notícias locais consistiam em anúncios de nascimento, interesses humanos e outras histórias relacionadas à cidade ou vila.

Se existe um obituário no seu jornal local, agradeça aos romanos.

12 . Canalização moderna e gestão sanitária

Uma coisa que as pessoas muitas vezes esquecem quando imaginam a vida no passado é como ela era fedorenta. As ruas estavam cobertas de mijo, merda e as pessoas não usavam desodorante. No entanto, esse não era um grande problema na Roma Antiga. Por quê? Porque eles criaram excelentes sistemas de esgoto que mantinham as ruas livres de dejetos humanos por meio de canos de drenagem que eram regularmente liberados.

Eles também tinham sistemas de sarjeta cobertos que ajudavam a manter tudo o mais limpo possível, algo absolutamente incrível e totalmente inovador.

11 . Os antigos romanos inventaram O Arco Arquitetônico

Os romanos são responsáveis ​​pelo que é conhecido como “O Arco Arquitetônico”. Esta criação genial permitiu-lhes construir pontes, edifícios enormes e aquedutos. Os arcos que eles usavam criavam uma pressão para baixo e para cima, permitindo que estruturas pesadas fossem suportadas com facilidade.

O arco romano foi um grande avanço arquitetônico e não demorou muito para que se tornasse uma parte fundamental da arquitetura ocidental ATÉ HOJE.

10 . O Sistema Hipocausto

Através do fogo provocado nos porões, os romanos conseguiam esquentar o chão, coisa que acontece até hoje em dia, com pisos aquecidos em lugares frios do mundo inteiro.

09 . Aquedutos

Civilizações anteriores à romana utilizavam aquedutos para levar água potável para suas cidades, mas os romanos aperfeiçoaram o sistema. Usando a engenharia inicial, os romanos foram capazes de trazer água potável para banhos públicos, fontes, fazendas e muito mais, tudo sem energia externa, apenas a gravidade. Isso foi incrivelmente impressionante, considerando que foi utilizado já em 312 a.C.

08 . Ferramentas Cirúrgicas

Os romanos foram um dos primeiros a desenvolver ferramentas cirúrgicas de precisão. Eles utilizaram coisas como bisturis, fórceps, seringas e até mesmo serras de osso. Devia doer a alma.

Seu desenho para um espéculo vaginal não mudou significativamente até os séculos XIX e XX. Eles até usaram essas ferramentas para treinar médicos que eles levariam para a batalha.

07 . Concreto

Os romanos foram a primeira civilização antiga a utilizar o concreto para criar grandes cidades e vilas. Quase todos os edifícios romanos antigos que ainda existem até hoje são sustentados por uma mistura de cinza vulcânica, cal e água do mar.

O fato de que eles conseguiram ficar por tanto tempo em pé é alucinante.

06 . Estradas Impressionantes

Uma combinação impressionante de terra e cascalho com tijolos feitos de lava vulcânica endurecida ou granito foi feita para conseguir excelentes estradas que não só existem até hoje em dia, mas também são percorridas todos os dias pelo povo de Roma.

Essas estradas (que eram quase perfeitamente retas) também tinham uma ligeira inclinação para garantir que a água não se acumulasse após a chuva. Os antigos romanos construíram mais de 80 mil quilômetros de estradas. Surpreendente.

05 . Livros encadernados

Antes de Júlio César encomendar o primeiro livro encadernado, todos os textos foram escritos em rolos ou placas de pedra. Esses primeiros livros foram chamados de Codexes e eram compostos de papiros encadernados. Sem esta invenção, MUITA história teria sido perdida.

04 . O calendário Juliano

Em 46 a.C., Júlio César introduziu uma nova forma de sistema de calendário que consistia em 12 meses e usava um ciclo de três anos de 365 dias. Ele também mudou o “ano novo” de março para janeiro. Este calendário esteve em uso até 1582, quando o calendário gregoriano foi introduzido.

03 . Apartamentos

Em um dado momento Roma estava superpovoada. Para lidar com isso de forma eficiente, eles desenvolveram algo conhecido como “ínsula” ou “ilhas” que abrigava com eficiência uma tonelada de pessoas. Elas eram chamadas de ilhas porque ocupavam quarteirões inteiros com ruas fluindo ao seu redor como água. No século IV d.C., havia cerca de 45.000 ínsulas em Roma.

02 . O Sistema postal

O imperador Augusto estabeleceu algo conhecido como cursus publicus por volta de 20 a.C.

Era um sistema postal que permitia o envio de mensagens entre províncias e cidades por uma carroça puxada por cavalos chamada rhedæ. Essas mensagens viajaram cerca de 80 quilômetros por dia graças a cavalos e estradas bem construídas.

01 . O Corvus e Harpax

Não é nenhum segredo que os romanos tinham um exército incrível. Mas eles também eram muito poderosos no mar. Eles inventaram o Corvus e o Harpax, que eram ambos métodos para permitir que os soldados passassem rapidamente de seu próprio barco para um barco inimigo em minutos.