Porsche 911 R 1968 deverá arrecadar US$5 milhões em leilão

Existem dezenas de variações do famoso modelo 911 da Porsche, mas uma das mais raras é o cobiçado Porsche 911 R 1968. Apenas 20 desses carros foram construídos, com este modelo específico sendo o sexto a sair da fábrica.

Porsche 911 R 1968

O design do Porsche 911 R 1968 vem do diretor de corrida de Zuffenhausen, Ferdinand Piëch, que incumbiu sua equipe de engenheiros de transformar o Porsche 911 S Coupe 1967 em um carro leve que pudesse competir na categoria GT 2.0 da FIA.

O resultado foi o 911 R, um Porsche turbinado que pesava apenas 821 quilos. Para ajudar a reduzir o peso, os para-lamas, portas, capô, porta traseira e para-choques de aço foram substituídos por fibra de vidro. Os vidros laterais e traseiros também foram substituídos por acrílico, enquanto o interior foi quase completamente removido, restando apenas os assentos de corrida Scheel.

Sob o capô do 911 R pronto para a pista estava um motor boxer de seis cilindros retirado do carro de corrida Porsche 906, com potência de 210 cv. As rodas do Fuchs eram “Deep Sixes” na frente e “Seven Rs” na traseira, com o interior tendo acabamento em marfim claro.

Este modelo em particular deixou a fábrica em outubro de 1967 e correu pela primeira vez no Tour de Corse de 1967. Ele competiu em várias outras corridas e teve vários proprietários até que um colecionador adquiriu o veículo em meados dos anos 80 e o decidiu restaurá-lo para que ele vivesse novamente seus dias de glória.

Infelizmente, as coisas não deram certo e a restauração nunca foi concluída, com o carro sendo vendido para outro colecionador em 2002. Somente em 2014, o restaurador e revendedor belga Porsche Kobus Cantraine topou com o carro. Cantraine usou novas peças originais de estoque e combinou o motor original com o número do chassi, devolvendo o 911 R à sua antiga e linda identidade.

Agora disponível como parte de um leilão, este Porsche 911 R deve render entre US$4.500.000 e US$5.500.000 milhões.