8 piratas que existiram na vida real e colocaram medo no mundo

Piratas são verdadeiros bandidos do mar e fazem suas investidas criminosas mundo afora até hoje.

Apesar disso, a sua estética e histórias chamam a atenção de muitas pessoas que admiram esses domadores dos mares.

08 . Bartolomeu Português – Século XVII

piratas

Bartolomeu teve como grande trunfo em sua carreira de pirada a invenção do “Código Pirata”, uma série de regras que definiam como a tripulação de um navio deveria se comportar. Isso abrangia desde a disciplina até a divisão dos lucros obtidos nos saques.

Bartolomeu Português foi capturado no golfo do México por três navios de guerra espanhóis e sentenciado à morte. Ele conseguiu escapar durante uma forte tempestade e navegou em direção ao Campeche, onde foi reconhecido pelas autoridades e novamente capturado.

Astuto, ele conseguiu fugir do barco espanhol novamente, tendo dado uma facada nas costas do vigia utilizando uma faca roubada.

Depois disso ele viajou para El Golfo Triste, unindo-se a outros piratas e retornando para o Campeche, onde tomou de assalto o barco em que fora prisioneiro, levando todo o seu tesouro junto.

Depois de uma série de infortúnios, morreu pobre e miserável no ano de 1669 na Jamaica.

07 – Benjamin Hornigold – Século XVIII

Benjamin Hornigold tem uma história interessante, ele começou como pirata, mas terminou sendo um perseguidor de piratas.

Essa figura pitoresca é tão engraçada que após uma noite de bebedeira onde seus marinheiros jogaram todos os chapéus no mar, ele liderou a invasão de um navio mercante para roubar… CHAPÉUS.

O inglês, que foi pirata de 1715 a 1718, abandonou a pirataria após ser deposto em uma eleição para capitão do seu navio.

Ele é um dos personagens da série Black Sails.

No final das contas, ele passou o restante da vida perseguindo piratas e acabou morrendo durante a passagem de um furacão.

06 . Roque Brasileiro – Século XVI

Apesar de ter nascido na Holanda, Roque Brasileiro ou Roque Brasiliano foi criado no nosso país, em Pernambuco.

Roque foi para a Jamaica para ser pirata e passou a ser um dos terrores dos Sete Mares, matando até mesmo seus tripulantes.

Brasileiro era especialmente cruel com espanhóis, torturando-os com agressividade contumaz.

Não se sabe como ele morreu.

05 . Bartholomew Roberts – Século XVI

Roberts foi o pirata mais bem sucedido na época de ouro da pirataria, afinal, render mais de 470 embarcações não é para qualquer um.

Nascido no País de Gales, ele preferia beber chá do que rum e exigia uma rigorosa conduta dos seus marinheiros, fazendo-os assinar uma espécie de contrato para entrar para o seu grupo.

Há relatos de que ele obrigasse seus homens a tratar as mulheres com dignidade e que sua morte foi tão sentida num confronto que seus capitaneados se entregaram na mesma hora.

04 . Black Caesar – Século XVII

Reza a lenda que Black Caesar foi o líder de uma tribo que foi emboscada e vendida como escravos. Ele rendeu a tripulação que o capturou e passou a ser pirata.

Trabalhando na costa da Flórida, Black Caesar tornou-se um dos confiados de Barba Negra, tendo sido pego pelas autoridades após a morte de Barba Negra e sendo condenado à forca.

03 . Barba-Ruiva – Século XV

Khizr Reis, conhecido no Brasil como Barba-Ruiva, teve esse apelido por conta do seu irmão mais velho, que também era pirata.

Quando este irmão morreu, ele foi empossado comandante.

Como nesta época os países católicos da Europa estavam em guerra contra o Império Otomano, lutando pelo domínio do Mar Mediterrâneo e do Norte da África, Barba-Ruiva escolheu o lado que nasceu e lutou pelo Império Otomano.

Seu corpo está sepultado em Istambul, na Turquia.

02 . Roberto Cofresí – Século XVIII

Cofresí foi o pirata mais famoso de Porto Rico, tendo até estátua em sua homenagem.

Como a pequena ilha era território espanhol naquela época, Cofresí tornou-se um notório ladrão das riquezas estatais, distribuindo-as para a população.

Roberto Cofresí teve seu fim em 1825, quando foi capturado e executado aos 33 anos de idade.

01 . Edward Teach, o Barba-Negra – Século XVIII

Este é, sem sombra de dúvidas, o pirata mais famoso da história.

Edward Teach era o capitão do navio Queen Anne’s Revenge, de onde aterrorizou o Caribe inteiro.

Dizem que ele colocava fogo em sua barba para aterrorizar os seus inimigos, mas ele não era dos mais cruéis com prisioneiros.

Na série Black Sails, Edward Teach morreu de forma extremamente cruel, sendo amarrado e arrastado pelo casco de um navio cheio de mariscos extremamente cortantes, uma forma de tortura que existiu na vida real.

A história real conta que ele morreu em uma batalha onde teve sua cabeça cortada e exposta na proa do navio de autoridades americanas.