Como saber se é hora de trocar as pastilhas de freio do carro?

Trocar as pastilhas de freio regularmente é importantíssimo, mas você sabe quando é que deve trocá-las? Vamos te dar algumas dicas aqui.

Se você não sabe, as pastilhas entram em atrito com o disco da roda quando acionados pelo pedal do freio para diminuir a velocidade do carro e este atrito faz com que ela seja gasta com o tempo.

Todos os carros vêm com especificações sobre troca no manual, mas é óbvio que essa troca depende muito de como o cidadão usa o carro. Uma pessoa que tira o carro da garagem uma vez por semana com certeza vai trocar menos as pastilhas do que alguém que usa todos os dias.

A forma de dirigir também influencia, alguém que dirige de forma agressiva e freia com muita força o tempo inteiro exige muito mais das pastilhas do que alguém que dirige de forma suave.

Verificar os avisos para trocar as pastilhas de freio no painel

trocar as pastilhas de freio

Muitos painéis de carros possuem avisos luminosos que mostram se as pastilhas estão ruins ou não. O passo mais fácil para descobrir é este, se o seu carro tiver, veja a luz e coadune com outros sinais que o carro pode estar te dando.

Prestar atenção em barulhos

Pastilhas de freio fazendo barulhos não é algo normal, portanto, visite um mecânico de confiança caso ouça algo diferente.

Se ela estiver assoviando muito, pode ser esteja gasta, prejudicando o seu disco de freio e se estiver mal colocada, pode sofrer com sujeira entrando entre os materiais.

O freio não responde corretamente

Conhecemos o nosso carro e sabemos como ele se comporta, então, é importante perceber se o freio está mais duro ou mais frouxo, se ele está demorando mais pra responder ou outro problema como trancos.

O seu dia a dia responde muito da sua necessidade de trocar as pastilhas de freio.

Verifica a espessura dos discos

Uma pastilha mal colocada ou muito gasta poderá destruir os discos de freio. Visite um mecânico para que ele possa te dizer se o seu disco está sendo prejudicado pelas pastilhas.

Feito isto, não carregando mais peso do que o carro aguenta (informação contida no manual) e trocando o fluido com a frequência indicada pelo fabricante o seu carro responderá muito melhor ao ser freado e te trará muito mais segurança.