Por que sentimos dor do lado esquerdo da barriga quando corremos?

Quando corremos, por várias vezes sentimos uma dor do lado esquerdo da barriga e esta dor pode ser gerada por inúmeras situações do organismo.

dor do lado esquerdo

Ela tem vários nomes em todo o Brasil, em alguns lugares é chamada de “dor desviada”, “dor de facão” e alguns outros nomes diferentes, dependendo da região.

É comum que ela aconteça do lado esquerdo do corpo e o fato de o baço ser utilizado com mais força durante as corridas pode ser um dos motivos.

Quando nos exercitamos, precisamos de mais oxigênio, exigindo um uso maior do baço, que produz uma contração nervosa que dá as famosas pontadas. A dor auxilia na introdução de glóbulos vermelhos para transportar mais oxigênio.

Ele fica localizado atrás do estômago e é um órgão altamente vascularizado que, em situações normais, mantém o equilíbrio na composição e quantidade do sangue circulante no organismo. É o baço que produz linfócitos e destrói as hemácias que esgotaram sua função.

Existe uma outra hipótese de que a dor seria proveniente de um ligamento que sustenta o fígado e o baço. Durante o exercício físico, ele poderia entrar em fadiga causando a fricção do órgão, gerando a dor.

Ao respirar errado durante os exercícios estas dores podem acontecer também, pois o ar se acumula no trato digestivo, pressionando nervos que geram a dor.

Esta dor do lado esquerdo da barriga acontece mais no início da vida de exercícios e vai sumindo com o tempo, portanto, faça exercícios de forma regular que o problema será resolvido.