Príncipe Philip, 7 curiosidades sobre o Duque de Edimburgo

Príncipe Philip faleceu hoje, aos 99 anos e era marido de Elizabeth II do Reino Unido, uma das mulheres mais importantes da história.

Como toda figura importante da humanidade, Philip tinha um hall de curiosidades muito interessantes sobre sua vida.

1 . Príncipe Philip não nasceu na Inglaterra

Príncipe Philip

Edimburgo, local que Philip leva no seu título, fica na Escócia, que faz parte do Reino Unido, mas ele não nasceu lá.

Philip nasceu na Grécia, sendo descendente de famílias reais gregas e dinamarquesas.

Após se casar com Elizabeth, ele abriu mão dos seus títulos de nascença e adotou o sobrenome do meio da mãe, Mountbatten.

2 . Ele era primo de sua esposa

A Rainha Vitória é de onde descende o casal.

Elizabeth é tataraneta por parte de pai dela e Philip é tataraneto dela por parte de mãe.

Eles são primos de terceiro grau.

3 . Príncipe Philip sobreviveu a um grave acidente de carro

Aos 97 anos de idade, Philip colidiu seu Land Rover com um carro da Kia.

O caso aconteceu em 2019 e o Kia estava com 3 ocupantes, uma motorista de 28 anos, uma senhora de 46 anos e uma criança de apenas 9 meses.

Milagrosamente a motorista teve apenas o pulso ferido, a senhora machucou o braço e o bebê nada sofreu.

Como milagre pouco é bobagem, o Príncipe foi retirado do seu carro andando e sem nenhum arranhão, para os espanto de todos.

Após alguns dias, a mulher do Kia teve sua licença cassada por 6 meses e uma multa de 425,00 libras esterlinas, por excesso de velocidade.

4 . Ele é um dos poucos a ter apelido carinhoso para Elizabeth II

Todo súdito do reinado de Elizabeth II deve chamar a rainha de “Vossa Majestade”, mas Philip chama a rainha de “Bet”, que seria um diminutivo para Elizabeth.

George VI e a Rainha Elizabeth, pais de Elizabeth II, chamavam ela de “Lilibet”, assim como sua irmã, a princesa Margaret, também chamava.

5 . Ele só esteve envolvido em um grande escândalo

Depois que a princesa Diana morreu em um acidente de carro em agosto de 1997, o magnata egípcio Mohamed Fayed, cujo filho Dodi Fayed estava envolvido romanticamente com Diana e também morreu no acidente, afirmou que o príncipe Philip ordenou a morte de Diana.

“Houveram extensas investigações sobre a morte de Diana e essas alegações de crime nunca foram comprovadas”, disse Harris.

6 . O Príncipe não teve uma infância fácil

Em 1930, a mãe de Philip, a princesa Alice, foi diagnosticada com esquizofrenia paranoica. O diagnóstico à levou a ser afastada da família e internada, primeiro em Berlim e depois em um sanatório em Kreuzlingen, Suíça, onde passou por anos de tratamento muitas vezes severo. Sigmund Freud – amigo da tia de Philip, a princesa George – acreditava que a condição de Alice era causada por frustração sexual e recomendou que seus ovários fossem repetidamente radiografados no que Freud disse ser uma tentativa de “esfriá-la“. (Durante a Segunda Guerra Mundial, Alice protegeu alguns judeus gregos dos nazistas, salvando suas vidas. Yad Vashem concedeu a ela o título de Justa entre as Nações em 1993.).

No ano de 1937, a irmã grávida de Philip, Cecilie, morreu em um acidente de avião junto com seu marido e a maioria de seus filhos. No ano seguinte, seu tio e tutor George Mountbatten, 2º Marquês de Milford Haven, morreu de câncer com apenas 45 anos.

7 . Príncipe Philip era um bom aluno

Apesar de toda a agitação da infância, Philip era um aluno perspicaz e inteligente. Ele foi educado em escolas na França, Alemanha e Reino Unido (onde acabou se estabelecendo com os Mountbattens). Um de seus professores na escola de inglês administrada por americanos em Paris mais tarde descreveu Philip como um “sabe-tudo esperto”.