Qual é a origem do mundialmente famoso Saint Patrick’s Day?

Muitas pessoas falam do Saint Patrick’s Day como um dia para fazer bagunça e beber cerveja verde, mas você sabe a origem desta data?

Saint Patrick's Day

A vida de São Patrício

Saint Patrick, conhecido como São Patrício em português, nasceu na Inglaterra Romana no século V, numa família romano-bretã.

Sua ligação com a Igreja Católica se deu pelo fato de seu pai e avô serem Diáconos.

Com 16 anos Patrício foi sequestrado por piratas irlandeses e levado como escravo para a Irlanda, supostamente ficando em um cativeiro na costa oeste daquele país, no condado de Mayo.

Segundo Patrício, Deus lhe disse através de sonhos para fugir do cativeiro para o litoral, onde ele encontraria um navio para retornar a Bretanha.

Ele o fez e voltou, entrando no Mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), orientado pelo Santo Bispo Germano.

No ano de 432 ele afirmou ter recebido um chamado para voltar à Irlanda, mas como Bispo, com a ideia de evangelizar os irlandeses.

Segundo o folclore irlandês, um dos seus métodos de evangelização era utilizar o trevo de três folhas para explicar como funciona a Santíssima Trindade.

Após quase 30 anos evangelizando a população, Patrício faleceu no dia 17 (data do Saint Patrick’s Day) de março de 461, tendo sido enterrado em Downpatrick, tornando-se Santo da Igreja Católica posteriormente.

A referência à cor verde com o Saint Patrick’s Day

Reza a lenda que São Patrício usava o trevo de 3 folhas para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas e como todo mundo sabe, trevos são verdes.

No século XVII as celebrações do Saint Patrick’s Day começaram a contar com a cor verde em forma de fitas e trevos adornando as festas.

Para propagar ideais políticos, soldados irlandeses passaram a vestir uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção para a rebelião irlandesa de 1798.

“The wearing of the green” é uma expressão irlandesa que significa “O uso do verde” e remete às peças de roupas verdes em referência aos soldados rebeldes.

As festividades

O Saint Patrick’s Day tornou-se feriado em 1903 e como festa regada a muita cerveja, o Dia de São Patrício tem uma história muito recente, mais precisamente em 17 de março de 1997.

A celebração da morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, conta com pessoas indo às ruas vestindo verde e branco em procissão e também nos pubs dos países anglofônicos.

No ano de 1999 este evento passou a ter 3 dias de festividades, tendo 4 dias no ano de 2000 e chegando a 10 dias de duração em 2006, fazendo inveja ao nosso Carnaval.