Volkswagen prevê que 50% das vendas nos EUA sejam de veículos elétricos até 2030

A Volkswagen está acelerando seus planos para veículos totalmente elétricos em uma tentativa de se tornar “a marca mais desejável do mundo para mobilidade sustentável”, um título que vai ser difícil de tirar da Tesla.

Volkswagen

Segundo a CNBC, a montadora alemã disse na última manhã de sexta-feira que mais de 70% das vendas europeias da Volkswagen serão de veículos elétricos até 2030, ante uma meta anterior de 35%. Nos EUA e na China, ela espera que metade de suas vendas sejam de veículos elétricos até este mesmo período.

“Estamos acelerando o ritmo”, disse Ralf Brandstaetter, que lidera a marca, em um comunicado. “Nos próximos anos, mudaremos a Volkswagen como nunca antes.” A empresa também possui a Audi, Lamborghini, Porsche e várias outras marcas de luxo, mas o anúncio de sexta-feira se aplica aos veículos da marca VW, que incluem o Passat e o Jetta.

A Volkswagen planeja gastar cerca de 16 bilhões de Euros (US$ 19bilhões) em investimentos em tendências futuras, como “e-mobilidade, hibridização e digitalização” até 2025. A montadora também planeja tornar os recursos de direção autônoma amplamente disponíveis até 2030.

A Volkswagen é a mais recente montadora a acelerar ou anunciar uma mudança de veículos com motores tradicionais a combustão para motores totalmente elétricos. A Volvo, no início desta semana, disse que só oferecerá veículos elétricos até o final da década, enquanto a General Motors disse que planeja se tornar uma montadora totalmente elétrica em 2035.

Stellantis, o produto da fusão entre a Fiat Chrysler e PSA Groupe, planeja versões totalmente elétricas ou híbridas de todos os seus veículos na Europa até 2025.

Embora essas metas possam parecer distantes, tradicionalmente as montadoras levam de cinco a sete anos para desenvolver e lançar um novo veículo. Espera-se que os EVs* reduzam esse período de tempo, uma vez que exigem menos componentes do que os carros tradicionais movidos a gás e têm algumas das mesmas peças que podem ser usadas para construir qualquer um.

Os anúncios seguem o otimismo dos investidores em start-ups de EVs, bem como um aumento nas ações da Tesla no ano passado, que tornou a empresa da Califórnia a montadora mais valiosa do mundo em capitalização de mercado.

Os incentivos dos governos e as metas de emissões de CO2 mais rígidas estão levando as montadoras a lançar EVs mais do que os clientes estão exigindo. Os relatórios da IHS Markit EVs representaram cerca de 3,3% dos 76,5 milhões de veículos vendidos globalmente em 2020. A empresa de pesquisa espera que as vendas de EVs aumentem para 12,2 milhões em 2025, indicando um crescimento anual de quase 52%.

 

*EVs: abreviação de electric vehicles.