Cientistas desenvolvem sistema a laser para remover câncer sem danificar o tecido saudável

Um novo sistema de laser que pode revolucionar o tratamento de cânceres e ajudar os cirurgiões a removê-los sem danificar o tecido saudável, está sendo desenvolvido por cientistas.

remover câncer

Especialistas da Heriot-Watt University em Edimburgo estão trabalhando no sistema baseado em lasers ultrarrápidos de picossegundos que fornecem energia em uma série de pulsos de um trilionésimo de segundo de duração para remover câncer.

O professor Jonathan Shephard, que está liderando o projeto, recebeu £ 1,2 milhão do Conselho de Pesquisa em Ciências Físicas e de Engenharia (EPSRC) para desenvolver o tratamento.

Ele disse que o sistema provou ser eficaz em câncer colorretal em laboratório.

“Provamos em laboratório que nosso sistema a laser pode remover células cancerosas de uma forma que restringe os danos às células saudáveis ​​ao redor – na largura de um fio de cabelo humano”, disse ele.

O professor Shephard explicou que isso acontece porque os pulsos de laser são tão curtos e não há tempo para o calor queimar o tecido circundante, o que acontece com os instrumentos cirúrgicos atuais.

Ele acrescentou: “Estamos construindo nosso conhecimento sobre o laser em cirurgia de câncer colorretal para aplicação clínica e trabalhando na adaptação para câncer de cérebro, cabeça e pescoço, onde poderia ter enormes benefícios para os pacientes.”.

Remover câncer pode se tornar algo menos agressivo se este laser der certo.