Massachusetts anuncia plano para proibir a venda de carros novos movidos a combustíveis fósseis até 2035

O plano segue uma tendência da Califórnia, que anunciou o plano do banimento de combustíveis fósseis nos próximos anos, assim como Nova Jersey.

Como o presidente eleito Joe Biden pretende pressionar a adoção de veículos elétricos, outros estados americanos também pretendem seguir o mesmo caminho e eliminar os carros que não sejam elétricos no futuro.

combustíveis fósseis

Segundo o site Car and Driver, os carros movidos a eletricidade ainda não passaram de um dígito nas vendas gerais, mas já ultrapassaram os veículos a transmissão manual nos Estados Unidos e podem aumentar muito com os benefícios oferecidos pelo estado naquele país.

Charlie Baker, governador do Massachusetts, divulgou um roteiro de descarbonização para 2050 que inclui a redução de emissões de gases em carros de passeio. Segundo ele, 27% das emissões em todo o estado vêm dos veículos leves.

Com a proibição de carros movidos a gasolina até 2035, a meta do estado é zerar as emissões de gazes produzidos por combustíveis fósseis até 2050.

Como a maioria das pessoas não terão um local para carregar o carro em casa, o plano do estado é construir uma grande infraestrutura nas cidades para facilitar o carregamento dos carros.

As iniciativas da Califórnia e Massachusetts seguem uma tendência europeia, de proibir gradativamente o uso de carros que soltem gases de combustíveis fósseis no ar e fazem coro com o plano de acelerar a eletrificação dos veículos nos Estados Unidos.

Um entrave enorme que ainda existe são os preços dos carros elétricos, que ainda são mais altos que os tradicionais, mas que as autoridades acreditam que diminuirá com o tempo e o aumento da demanda.

Como a proibição até 2035 será apenas para carros novos, o cidadão de Massachusetts que quiser comprar um Corvette com motor V-8 usado poderá fazê-lo por tempo ainda não informado.