Este ano, os caminhões autônomos poderão pegar estrada sem motorista

Os caminhões autônomos estão vindo aí!

caminhões autônomos

É bem comum que matérias falando sobre os carros da Tesla, Uber, Cruise e Waymo dirigindo por aí se espalhem pela internet há anos.

Também pudera, o sonho do carro autônomo é antigo no ser humano, filmes como O Demolidor mostram esta realidade acontecendo e o homem decidiu que ainda produzirá este modelo de carro.

Apesar de muito se falar sobre os carros autônomos, os caminhões autônomos estão tão avançados ou até mais nesta experiência de uma máquina dirigir-se sozinha por aí.

A startup americana TuSimple, com sede em San Diego, está produzindo o seu caminhão que poderá fazer a primeira viagem sem supervisão humana ainda em 2021.

Atualmente a empresa trabalha em parceria com a Navistar, uma empresa de caminhões e uma das maiores empresas de logísticas do mundo, a UPS, para que caminhões autônomos façam operações no Arizona e no Texas.

Neste momento os caminhões fazem as viagens com “autonomia supervisionada”, que é quando o caminhão viaja com alguém na cabine para assumir o volante caso algo grave possa acontecer.

A tecnologia dos caminhões é similar à dos carros, os sensores, as câmeras e radares estarão lá para alimentar computadores que guiarão o caminhão através de habilidades aprendidas em softwares muito bem programados.

Como os caminhões andam por rodovias mais fáceis do que as ruas das grandes cidades, a programação pode ser mais simples do que a de um carro de passeio que anda nos grandes centros, a previsibilidade é muito maior.

Com mais potência, a autonomia dos caminhões também ganha dos carros de passeio, fornecendo mais energia para os computadores e outros periféricos, que terão melhor desempenho por ser possível colocá-los mais acima do solo.

A TuSimple afirma que como seus equipamentos são construídos especificamente para caminhões, sua abordagem é única: “A maioria das outras empresas neste espaço tirou as sementes de suas ideias do DARPA Grand e Urban Challenges para veículos autônomos”, disse Chuck Price, diretor de produtos da TuSimple, e concluiu: “Mas a dinâmica e o comportamento funcional dos caminhões são muito diferentes.”.

Como os caminhões são maiores, eles precisam sentir o ambiente com antecedência, uma freada errada pode provocar um acidente. O alcance de 200 metros dos carros autônomos tradicionais não é o suficiente para um caminhão de várias toneladas viajando a 120km/h e é por isso que os caminhões autônomos usam câmeras HD de até 1000 metros, recalculando a rota a cada obstáculo que surge no caminho.

Esta gerência de distância dá ao caminhão autônomo um tempo maior de tomadas de decisão, mantendo-o em linha reta por mais tempo, gastando menos pneus.

Os freios e combustível também são poupados em até 10% com as decisões tomadas de forma antecipada.

A frota da TuSimple tem 40 caminhões autônomos que transportam mercadorias em depósitos de carga de Phoenix, Tucson, Dallas, El Paso, Houston e San Antonio.

Assim como ela, Aurora, Embark, Locomation, Plus.ai e Waymo também possuem caminhões autônomos que entregam cargas de garagem em garagem nos Estados Unidos.

Segundo Tasha Keeney, analista da ARK Invest, os veículos elétricos produzidos essencialmente para entregas poderão diminuir os valores dos fretes e entregar mercadorias onde não é possível entregar com os trens.

O primeiro test drive sem um motorista cuidando está previsto para 2021, mas a TuSimple afirma que até 2024 pretende comercializar os caminhões autônomos para grandes empresas de logística.

“Este não é mais um projeto de ciência”, diz Price. “Não é pesquisa. É engenharia. A demonstração é para nos provar, e para provar ao público, que isso pode ser feito.”