Ateus decidem restaurar antiga igreja alemã, tábua por tábua

Uma antiga igreja alemã teve uma segunda chance de voltar a funcionar.

Segundo o France 24h, ao perguntar a Hans Powalla se ele é cristão, a resposta firme é: “não.”.

Ainda assim, ele e outros moradores em torno da cidade alemã de Stiege embarcaram na tarefa hercúlea de salvar uma igreja, retirando-a do meio de uma floresta e colocando-a no centro da cidade.

antiga igreja alemã

O ex-eletricista Powalla, de 74 anos, disse que foram motivados pela “arquitetura única do prédio” e pelo “significado que ele confere à região”, nas montanhas Harz.

O objeto em questão é uma igreja de madeira com ornamentos de dragão no telhado, construída no estilo nórdico no ano de 1905.

É uma das três igrejas daquela época que ainda existem na Alemanha, e é classificada como um monumento de importância nacional.

Esta igreja localizada fora de um grande centro foi construída para ser um refúgio para pacientes que se recuperavam de doenças pulmonares em um sanatório localizado na floresta.

O sanatório foi fechado e, em 2009, a igreja caiu em desuso, virando alvo fácil para vândalos.

Em 2013, ocorreu um incêndio na antiga clínica pulmonar a poucos metros da igreja, danificando sua estrutura.

“Da aldeia, vimos as nuvens negras de fumaça e pensamos ‘ah, não, lá se vai a igreja’ “, disse Regina Nowolski, 69, membro da Stiege Stave Church Association, co-fundada por Powalla.

Apesar de tudo, a igreja não foi danificada.

“E surgiu a ideia de que algo deveria ser feito agora ou a igreja um dia a igreja colapsaria”, disse Regina Bierwisch, porta-voz da associação.

“A única solução para salvar a igreja foi tirá-la de lá.”

Embora a ideia fosse clara, era muito mais fácil falar do que fazer.

Os desafios eram muitos: obter permissão para mudar a estrutura, encontrar um novo terreno e descobrir como fazê-lo.

Em um certo ponto, levantar toda a edificação com um helicóptero militar Bundeswehr foi pensado. Lembra muito GTAV, né?

Ligada a todas essas questões está a questão de um milhão de euros de como financiar o projeto.

Sem desanimar, os membros da associação levaram o assunto ao prefeito, escreveram às autoridades federais sobre conservação e fizeram apelos públicos para arrecadar fundos para a antiga igreja alemã.

“No começo eu achei uma ideia engraçada. Mas rapidamente percebi que eles não desistiam, eles estavam lá para ir até o fim”, disse à AFP Ronald Fiebelkorn, prefeito da região de Oberharz am Brocken.

Estimulado pela onda de entusiasmo, Fiebelkorn levou a situação para as autoridades estaduais e federais, cuja reação inicial foi “você está louco”.

Logo eles também cederam.

Com apoio e financiamento garantidos, o projeto de 1,1 milhão de euros (US$ 1,3 milhão) para mover a igreja iria acontecer.

Foi adquirido um terreno na cidade de Stiege, oferecido pelas autoridades regionais à associação pelo preço simbólico de um euro.

A associação também comprou a igreja particular dos atuais proprietários, uma imobiliária em Berlim, por um único euro.

A inauguração do novo local começou em novembro e, assim que a fundação de concreto for lançada, a partir de março, a igreja será desmontada de cima abaixo, tábua por tábua.

“Assim como uma casa de Lego”, disse Bierwisch.

Já existe uma igreja comunitária em Stiege, e Bierwisch deixou claro que a intenção é “não competir” pelos fiéis.

Ao invés disso, em sua nova casa, a associação espera que a igreja se torne um espaço aberto para eventos comunitários, bem como sirva como uma nova atração para os visitantes da região.

Salientando que a maior igreja feita com tábuas da Alemanha está localizada a cerca de 60 quilômetros de distância, na cidade de Hahnenklee, também na região das montanhas de Harz.

Bierwisch disse: “Isso pode se tornar uma rota de turismo, com igrejas como destaque.

A conservação do que as pessoas faziam há 100 anos deve ser mostrada e vista, respeitada nesta bela área turística”.