10 coisas que eu aprendi com o seriado Chaves

Para quem gosta do seriado Chaves, a lista que segue abaixo vai ser um banho de nostalgia e ensinamentos.

Se você preferir, pode ouvir e ver ela neste vídeo preparado para quem prefere o Youtube.

vídeo do Chaves aqui

01 . A vingança nunca é plena, mata a alma e à envenena

seriado Chaves

Todos sabemos o alto preço de gastar energia buscando por vingança e o Seu Madruga foi categórico ao proferir as belas palavras “A vingança nunca é plena, mata a alma e à envenena”.

02 . Pobreza não é sinônimo de criminalidade

O seriado Chaves mostra que apesar dos problemas da vida tentarem fazer com que o Chaves rume para o mau caminho, ele sempre acaba ficando do lado do bem e nas poucas vezes que faz algo errado, é sempre de uma forma que permite que ele se redima.

03 . A infância é a melhor fase das nossas vidas

Grande parte da série é baseada em mostrar adultos interpretando crianças e se tem um ensinamento explícito ali é o de que quando somos crianças, tudo é novo e tentamos moldar o mundo aos nossos pensamentos, mas no final das contas, estamos apenas em fase de aprendizagem, descobrindo que a vida não é fácil.

04 . É preferível morrer do que perder a vida

Essa frase pode parecer boba num primeiro momento, mas nem todo mundo que está vivo, está de fato vivendo.

05 . Partilhar é necessário

Não são raros os momentos de Chaves em que aprendemos que devemos sempre partilhar o que lucramos, nossos alimentos e até mesmo a nossa atenção.

Em vários dos episódios o Chaves estava esfomeado e alguém dividia o que tinha com ele por ver que ele precisava.

06 . É importante pensar antes de falar

É bem comum que o Chaves fale algo sem pensar e isso nos ensina que devemos ouvir muito antes de decidirmos falar, pois uma fala mal interpretada ou impensada pode causar uma grande confusão.

07 . O poder da generosidade

Você já percebeu que o Senhor Barriga está sempre cobrando o Seu Madruga, mas são raros os momentos em que ele realmente despeja o mesmo?

O seriado Chaves expõe que o Senhor Barriga sabe que tem muito dinheiro e, por este motivo, perdoa a maior parte das dívidas do Seu Madruga pelo bem dele e da sua filha.

É claro que não pagar o aluguel é algo totalmente errado, mas é visível que, por muitas vezes, o Senhor Barriga entende que tem muito mais e que pode partilhar o imóvel.

08 . A família é a base de tudo

Chaves não tem uma família pra chamar de sua, ele vive num barril no meio da vila e todo mundo tem algum contato com ele, mas fica claro que ele considera todas as pessoas que o cercam como sua família.

Seu Madruga e Chiquinha, Dona Florinda e Quico, Senhor Barriga e Nhonho e até a solitária Dona Clotilde são pessoas em configurações diferentes de família que podem ser consideradas a família do Chaves.

No final das contas, as famílias sempre se ajudam.

09 . Devemos respeitar os mais velhos

Já faz algum tempo que vemos todo mundo falando que devemos ouvir os jovens, mas que me perdoem os que amam as ideias da juventude, mas sábios mesmo são os mais velhos.

Percebam que a ingenuidade das crianças da vila contrasta com a sapiência dos mais velhos, que são considerados autoridades no local.

Eles nem sempre estão certos, mas, na medida do possível, são respeitados.

10 . A vida em sociedade é importante

Por mais que muitas pessoas evitem viver plenamente em sociedade, nós precisamos dos nossos familiares, amigos e vizinhos e Chaves ensina que isso não é uma escolha, mesmo as pessoas mais solitárias, no final das contas, precisam dos outros para viver bem.