Northrop B-2 Spirit, o incrível bombardeiro inspirado no Falcão Peregrino

O Northrop B-2 Spirit é um incrível bombardeiro produzido pela Northrop Grumman, empresa norte-americana especializada em indústria aeroespacial e defesa.

“É melhor um pássaro na mão do que dois voando”, você já deve ter ouvido esta expressão que quer dizer, literalmente, que um bem menor no controle é melhor do que um bem potencial que você pode acabar não tendo acesso.

O falcão-peregrino era mais do que um pássaro na mão e, com certeza, valia mais que a maioria dos pássaros voando, pelo menos financeiramente.

Este animal foi a inspiração para o Northrop Grumman B-2 Spirit, um bombardeiros “stealth” (furtivo) incrivelmente ágil e efetivo.

Northrop B-2 Spirit

Com espaço para apenas dois tripulantes, o design do veículo é extremamente arrojado e lembra consideravelmente o animal em que foi inspirado.

Seu primeiro voo foi em 17 de julho de 1989 e apenas 21 deles foram produzidos ao longo dos anos de 1997 a 2000.

É, de fato, um veículo incrível e com certeza letal.

Apesar de ser originalmente um bombardeiro nuclear, o Northrop B-2 Spirit foi usado na Guerra do Kosovo, em 1999, depois em conflitos no Iraque e no Afeganistão.

É claro que essa brincadeira não saiu barato, o governo dos Estados Unidos gastou nada menos que U$737 milhões por unidade.