10 dos piores acidentes já registrados na Fórmula 1

O acidente de Romain Grosjean na Fórmula 1 fez com que lembrássemos que alguns dos piores acidentes da F1 vitimaram grandes pilotos.

Sabemos que foram centenas deles, mas aqui nós temos 10 dos mais violentos da história.

piores acidentes
A Ferrari de Gilles Villeneuve destruída após um violento acidente

Apesar de terem diminuído consideravelmente com o tempo, é comum que batidas violentas na F1 causem fraturas de ossos, comprometimento de órgãos, amputações e até mesmo a morte de pilotos, o que é uma lástima, mas é parte de um dos esportes mais competitivos do mundo.

Dito isto, bora pra lista!

10 . O acidente de Jules Bianchi em Suzuka – 2014

No dia 5 de outubro de 2014, no GP de Suzuka, Adrian Sutil sofreu um acidente que precisou do auxílio de um trator para que o seu carro fosse retirado do local.

Enquanto o trator fazia a retirada da Sauber de Sutil, na volta 44, Jules Bianchi veio com muita velocidade e bateu em cheio no trator.

Bianchi foi levado ao Hospital Universitário de Mie, em Yokkaichi e a prova foi encerrada antes do horário previsto.

Jules Bianchi sofreu uma lesão anoxal difusa, que é quando o cérebro se move violentamente dentro do crânio e ficou em estado vegetativo.

Ele foi homenageado na corrida seguinte, no Grande Prêmio da Rússia e a sua equipe, a Marussia, decidiu não substituí-lo.

Jules Bianchi ficou internado no Japão por quase 2 meses até ser transferido para Nice, cidade francesa, quando seu quadro clínico foi estabilizado.

Na madrugada do dia 17 de julho de 2015, Jules Bianchi morreu.

09 . O acidente de Robert Kubica em Montreal – 2007

Considerado um novo talento da F1 na época, Kubica ocupava o 8º lugar do Grande Prêmio do Canadá até a 23ª volta, quando alcançou o 6º lugar após Fernando Alonso (McLaren) e Nico Rosberg (Williams) entrarem nos boxes para o primeiro pit stop depois que o safety car entrou na pista.

Ao invés de aproveitar a bandeira amarela e chamar Kubica para os boxes, a Sauber preferiu esperar, fazendo com que o piloto caísse para a 15ª posição.

Após a relargada, Kubica foi pra cima de Jarno Trulli, que também tinha perdido algumas posições por causa de decisões anteriores.

Em uma tentativa de ultrapassagem na freada do hairpin, o carro de Kubica tocou o de Trulli, provocando a perda do controle da Sauber, que acertou um degrau na área de escape, voou violentamente contra um muro, atravessou a pista capotando e atingiu o guard-rail até parar de lado.

A destruição do carro foi tão grande que era possível ver os pés de Robert Kubica expostos na frente destruída do carro.

A batida de 300,13 km/h parecia fatal, mas não foi o que aconteceu, pois o piloto polonês teve apenas uma concussão cerebral e um machucado no tornozelo direito, verdadeiros arranhões se formos considerar o que aconteceu.

08 . O acidente de Michael Schumacher em Silverstone – 1999

O acidente mais grave de Michael Schumacher nas pistas aconteceu no GP de Silverstone, na Grã- Bretanha.

No dia 11 de julho de 1999, em Silverstone, os freios da Ferrari do até então bi-campeão mundial falharam na aproximação para a curva Stowe logo na primeira volta.

Seu carro atingiu de frente a proteção de pneus, o que fez com que o alemão quebrasse uma das pernas e ficasse 6 corridas longe das pistas.

Schumacher brigava de forma muito contundente pela liderança do campeonato contra o também lendário Mika Hakkinen, mas o acidente o impossibilitou de impedir a vitória do finlandês naquele ano.

07 . O acidente de Wolfgang von Trips em Monza – 1961

O nobre Wolfgang Alexander Albert Eduard Maximilian Reichsgraf Berghe von Trips chegou a Monza como franco candidato ao título de Campeão Mundial daquele ano.

Liderando o campeonato com 33 pontos, ele seria campeão se vencesse aquela corrida e seu companheiro de equipe, Hill, não subisse no pódio.

Mal sabia ele que aquele grande prêmio seria seu último.

Von Trips largou em primeiro lugar naquele dia, deixando seu parceiro de equipe e rival na 4ª colocação no grid de largada.

Ao largarem, isso mudou drasticamente, com Hill pulando para a primeira colocação e Von Trips caindo para 6º.

Desesperado para recuperar posições, Von Trips tentou passar Jim Clark na reta que leva para a Curva Parabolica e acabou tocando na Lotus.

O carro de Von Trips virou para a esquerda e voou sobre a tela que separava o público da pista.

O piloto foi ejetado da sua Ferrari, morrendo na hora e dando fim a vida de 15 espectadores que foram atingidos pelo seu carro.

Hill terminou a prova em 1º, sagrando-se campeão com uma prova de antecedência.

Anos depois, o kartódromo construído em 1961 por Wolfgang von Trips foi comprado por um pedreiro especialista na construção de chaminés de nome Rolf.

Os filhos de Rolf deram as suas primeiras aceleradas em karts nesta pista e mais tarde sagrariam-se pilotos famosos, seus nomes eram Michael e Ralf Schumacher.

06 . O acidente de Gilles Villeneuve em Zolder – 1982

Com menos de 10 minutos para o fim do treino em Zolder, o carro de Villeneuve vinha em boa velocidade quando se deparou com o March de Jochen Mass em uma velocidade muito baixa.

Ao ver a Ferrari se aproximando em velocidade alta, o alemão decidiu mover seu carro para a direita para permitir que Villeneuve passasse, mas Villeneuve moveu-se na mesma direção para executar a ultrapassagem e a tragédia aconteceu.

A Ferrari atingiu a traseira da March, lançando a Ferrari no ar por mais de 100 metros a uma velocidade próxima dos 250km/h, batendo no chão e desintegrando-se em pedaços.

Ainda preso a seu assento, mas já sem capacete, Villeneuve foi arremessado em torno de 50 metros adiante dos destroços do seu carro, caindo rente à cerca de proteção da borda externa da curva Terlamenbocht.

Villeneuve foi levado para o Hospital Universitário St. Raphael em Louvain, onde foi ligado a um aparelho de suporte vital que o manteve vivo até a chegada de sua esposa e filhos, mas pouco pode ser feito.

Sua morte foi declarada às 21h12 daquele dia.

05 . O acidente de Ronnie Peterson em Monza – 1978

Uma nova tecnologia estava sendo colocada em prática em Monza naquele dia e esta tecnologia não tinha como dar mais errado.

Naquele Grande Prêmio, o diretor de prova Gianni Restelli tinha que ligar a luz verde para permitir que os carros começassem a corrida.

O problema foi que ele se atrapalhou, pois os primeiros carros já estavam parados após a corrida de apresentação, mas os carros de trás ainda estavam em movimento quando ele acionou o dispositivo que ligava a luz verde, fazendo com que os carros que vinham atrás viessem em velocidade muito maior que os que estavam na frente.

A tragédia estava pronta.

Vindo da sexta fila, Riccardo Patrese (Arrows) tocou o carro de James Junt (McLaren), e o inglês acertou a Lotus de Ronnie Peterson, que bateu de frente no guard-rail interno e explodiu em chamas. Um pneu voou e acertou a cabeça de Vittorio Brambilla (Surtees). Patrick Depailler, Didier Pironi, Carlos Reutemann, Clay Regazzoni, Brett Lunger e Hans Stuck também foram envolvidos no acidente de proporção assustadora.

Os bombeiros foram rápidos ao apagar o fogo da Lotus de Peterson, que estava com algumas queimaduras, mas com múltiplas fraturas nas pernas.

Ronnie Peterson foi retirado do carro por Hunt, Regazzoni e Depailler e não gerava tanta preocupação quanto Brambilla, que estava desacordado e com traumatismo craniano.

Peterson foi deitado consciente na pista e depois no gramado enquanto seu colega, Hunt, o distraía para que o sueco não visse suas pernas fraturadas.

Posteriormente Ronnie Peterson foi levado para o hospital, onde foi constatado 8 pontos de fratura na sua perna esquerda e 4 pontos de fratura na direita, além do risco de amputação no pé direito.

Apesar da tentativa de salvar Peterson, ele acabou falecendo no hospital por conta de uma embolia gordurosa.

04 . O acidente do Grande Prêmio da África do Sul – 1977

Alguns incidentes tristes marcam a Fórmula 1 ao longo dos seus anos e neste dia um destes incidentes aconteceu.

Renzo Zorzi, piloto italiano da Shadow-Ford, enfrentava alguns problemas mecânicos com seu carro e precisou parar na reta dos boxes.

Ao ver Renzo se debatendo para sair do carro que já estava em chamas, fiscais de prova decidiram correr para ajudá-lo. Um dos fiscais conseguiu alcançar o carro, mas o fiscal que vinha atrás, Frederik Jansen van Vuuren, foi atingido pelo carro de Tom Pryce.

Pryce, que não tinha visibilidade para ver Frederik, foi atingido pelo extintor que o fiscal levava, morrendo na hora e fazendo com que seu carro acelerasse até o final da reta, batendo no muro, retornando para a pista e acertando Jacques Laffite.

O corpo de Frederik Jansen ficou irreconhecível.

Uma verdadeira tragédia.

03 . A queda no mar em Mônaco – 1955

Na 82ª volta do GP de Mônaco, Alberto Ascari vinha firme para assumir a ponta após a quebra de Fangio na 50ª volta.

Ele vinha, mas não conseguiu, pois o italiano acabou errando na chicane, voando por cima do guard-rail e caindo no Mar Mediterrâneo.

Apesar do susto, Ascari conseguiu nadar até ser salvo, tendo quebrado apenas o nariz.

Uma semana depois, aos 36 anos, ele faleceu ao testar um protótipo da Ferrari no circuito de Monza.

02 . O desastre do Grande Prêmio da Alemanha – 1976

O circuito de Nürburgring já vitimou 5 pilotos na parte que corta a Floresta Negra alemã e, por este motivo, ficou conhecido como Green Hell.

A quase morte de Niki Lauda naquele ano aposentou o local.

Fazendo a segunda volta do circuito, Niki Lauda perdeu o controle da sua Ferrari ao passar pela zona de Bergwerk, com a hipótese mais aceita até hoje sendo a de quebra na suspensão.

Ele bateu forte no guard-rail, voltando para o meio da pista e incendiando-se instantaneamente.

Como desgraça pouca é bobagem, a Surtees do americano Brett Lunger o atingiu.

Lunger, Arturo Merzário, Harld Ertl e Guy Edwards juntaram-se para salvar a vida de Lauda, que sobreviveu, mas carregou a marca do acidente por toda a sua vida.

01 . O acidente cruel de Ayrton Senna do Brasil – 1994

A 7ª volta do Grande Prêmio de San Marino foi a última da vida do brasileiro Ayrton Senna.

Sua algoz seria a famosa curva Tamburello, onde Nelson Piquet e Berger haviam batido em anos anteriores.

Senna perdeu o controle do carro, seguindo reto até chocar-se com violência imensa contra um muro de concreto.

A telemetria mostrou que ele conseguiu diminuir a sua velocidade de 300km/h para 200km/h, mas isso não foi o suficiente para salvar sua vida.

Senna ainda mexeu a cabeça por alguns instantes e isso deu esperanças aos brasileiros e fãs do esporte no mundo, mas aquilo foi apenas um reflexo da lesão fatal que sofrera.

Ainda no carro, Senna foi atendido por Sid Watkins e levado de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha, onde morreu poucas horas depois.

Um dos piores acidentes da história do nosso país que aconteceu em outro continente.