15 interessantes curiosidades sobre o filme Toy Story

O filme Toy Story é um dos mais famosos da história e, com certeza, a franquia mais famosa da história das animações.

Como bom filme famoso, ele conta com muitas curiosidades bem interessantes.

John Lasseter, diretor de Toy Story, ligou para a casa de Billy Crystal para oferecer-lhe o papel de Mike Wazowski em Monstros S.A. e quem atendeu o telefone foi a esposa de Billy.

Quando ela disse para Billy que “John Lasseter quer falar com você”, ele só pegou o telefone e disse “sim”.

Essa é a moral deste diretor.

A equipe de animação aperfeiçoou o movimento dos soldados verdes de brinquedo colando um par de tênis em folhas de madeira e e andando com eles.

filme Toy Story

Quando Woody está sentado na cama conversando com Slinky e, mais tarde, quando ele luta contra Buzz, há um desenho dele na parede atrás deles.

Este é, na verdade, um esboço inicial do personagem Woody.

Woody e Buzz Lightyear são inspirados nos brinquedos de infância de John Lasseter.

Ele baseou Woody em seu próprio boneco Gasparzinho de puxar corda e, depois que ele deixou de ser Gasparzinho, ele mudou para um G.I. Joe, um brinquedo chamativo na época de sua infância.

Os primeiros roteiros do filme apresentavam uma boneca Barbie em um relacionamento sério com Woody.

A sequência final original, na qual Buzz e Woody perseguem o caminhão em movimento, foi programada para fazer a Barbie dirigir o seu Corvette para fora do caminhão e resgatar Woody e Buzz do cachorro de Sid, algo similar a Sarah Connor (Linda Hamilton) em O Exterminador do Futuro 2: Dia do Julgamento (1991).

A Mattel, empresa dona da personagem Barbie, recusou, alegando que achava que o filme seria um fracasso e que não queriam que a Barbie tivesse uma personalidade definida, preferindo deixar as crianças imaginarem os traços de personalidade da Barbie por conta própria.

Assim, Barbie foi retirada do roteiro, e seu personagem foi retrabalhado.

Quando o filme provou ser um grande sucesso, a Mattel permitiu que Barbie aparecesse em Toy Story 2 (1999).

Este foi o primeiro filme de animação na história do Oscar a ser indicado ao Oscar de Melhor Roteiro – Adaptado ou Original.

Originalmente, o personagem principal de Toy Story seria Tinny, o personagem do curta-metragem vencedor do Oscar de John Lasseter, Tin Toy (1988).

Os escritores logo perceberam que Tinny era antiquado demais para ser o brinquedo favorito de uma criança.

Logo ele foi substituído por um astronauta de brinquedo em miniatura inicialmente chamado Lunar Larry e mais tarde Tempus de Morph.

Em um dado momento o deixaram mais alto e o rebatizaram como Buzz Lightyear.

O antecessor de Woody era um boneco de ventríloquo.

Toy Story foi o primeiro (e a partir de 2014 o único) filme de animação a receber um prêmio especial da Academia.

Toy Story foi o segundo filme de maior bilheteria de 1995, depois de Duro de Matar 3: A Vingança, batendo sucessos como Apollo 13, 007 Contra GoldenEye e Batman Forever.

A Disney pressionou muito para que o filme fosse um musical (como a maioria dos desenhos animados da época), mas John Lasseter foi contra a ideia.

Ele sentiu que o filme funcionaria melhor como uma comédia do que como um musical. Por fim, ele e a Disney chegaram a um acordo quanto ao fato de que as canções tocariam em momentos importantes, mas não seriam cantadas pelos personagens.

A Pixar não faria um musical até Viva – A Vida é Uma Festa (2017), 22 anos depois.

Randy Newman escreveu a música “Amigo, estou aqui” em apenas um dia.

John Lasseter sabia que tinha uma joia nas mãos quando ouviu soluços adultos vindos de espectadores quando Buzz estava aparentemente quebrado.

Um dos primeiros títulos possíveis para o filme era “You Are A Toy”.

A Jim Henson Company produziu o filme O Natal dos Muppets (1986) para a televisão e o tema era sobre brinquedos que ganham vida quando seus donos humanos não estão por perto.

Nele, Rugby, o Tigre, fica com ciúmes ao descobrir que está prestes a ser substituído como o brinquedo favorito das crianças e, inadvertidamente, lança um novo brinquedo, a Meteora: Rainha dos Asteróides, que não percebe que é um brinquedo e pensa que caiu junto com alienígenas.

Cabe então ao Rugby e aos outros brinquedos convencê-la a aceitar seu papel de brinquedo de Natal e voltar para o seu pacote antes da manhã de Natal.

A Jim Henson Company foi posteriormente comprada pela Disney, assim como a Pixar.

Bill Murray, Jim Carrey, e Chevy Chase foram sondados para interpretar Lightyear.