Japão desenvolve armas laser que podem ser montadas em carros para atingir drones

Armas laser parecem coisas de filme, mas logo isso será uma realidade no Japão, segundo o Nikkei Asia.

O Ministério da Defesa do Japão afirmou que planeja ter lasers para atingir drones que tenham objetivos terroristas até o ano de 2025.

armas laser

As armas devem estar no orçamento bilionário do Ministério da Defesa do Japão, estimado em U$55 bilhões para o ano fiscal de 2021, um aumento de 8% em relação a 2020, tendo um aumento pelo 8º ano consecutivo.

A tecnologia para o desenvolvimento da arma anti-drones custará U$42 milhões e a sua tecnologia poderá estar pronta até o ano de 2023.

Países como Estados Unidos, China, Turquia, Reino Unido, Israel e outros estão usando drones armados e, por este motivo, existe o temor entre os japoneses pela proliferação desta tecnologia em mãos erradas.

Com o barateamento da tecnologia dos drones nos últimos anos, é comum que Organizações Terroristas como o Estado Islâmico os usem para soltar granadas ou colidir com estruturas públicas ou privadas para provocar mortes e destruição.

Segundo o Ministério da Defesa da Arábia Saudita, o ataque à empresa de processamento de petróleo Saudi Aramco no ano passado foi concluído de forma criminosa com 18 drones.

O objetivo do Japão é produzir uma arma que possa ser montada em veículos para conseguir atingir os drones de forma ágil.

Apesar de países como os Estados Unidos estarem produzindo suas próprias armas anti-drones, o Ministério da Defesa do Japão garante que nenhum projeto é tão tecnológico quanto o deles.

Esta é uma ameaça muito séria e iminente que atualmente não estamos preparados para enfrentar”, disseram David Glawe e Hayley Chang, dois dos principais funcionários do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, em depoimento ao Congresso em 2018. “Hoje não podemos combater de maneira eficaz o uso malicioso de drones porque somos prejudicados por leis federais promulgadas anos antes da tecnologia UAS (Veículo aéreo não tripulado)  estarem disponíveis para uso comercial”.

A Raytheon Technologies, dos Estados Unidos, desenvolveu um sistema de armas a laser de alta energia para a Força Aérea dos EUA e explicou em seu site oficial como seu sistema neutraliza os drones.

“Um radar detecta o objeto. O radar então envia uma lista de contatos de interesse para uma variante avançada do Sistema de Alvo Multiespectral  para um conjunto de sensores ópticos, para descobrir se o sistema da aeronave não tripulada é uma ameaça ou não. Se for uma ameaça, o sistema diz ao laser onde acertar o alvo.”

Agora é aguardar o trabalho dos japoneses.

Veja no vídeo abaixo como uma arma anti-drones funciona.