Estudo oficial da F1 afirma: Ayrton Senna foi o mais veloz da história

Ayrton Senna foi, de longe, um dos melhores pilotos da história e mesmo quase 30 anos depois da sua morte, ele ainda atinge recordes.

 

Um estudo utilizando aprendizagem automática, um campo de estudo da inteligência artificial, e computação em nuvem, chegou à conclusão que Ayrton Senna foi o piloto mais veloz da história, deixando Michael Schumacher e Lewis Hamilton para trás.

 

A tecnologia utilizada foi a da Amazon Web Services (AWS), patrocinadora da F1, que chegou à conclusão estudando 4 décadas de informações que foram angariadas desde 1983.

 

Apesar de ser bastante contestada por muitos fãs da F1, a AWS faz a atualização do estado dos pneus durante as corridas.

Ayrton Senna

Outros campeões como Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Mika Hakkinen e Kimi Raikkonen não apareceram na lista dos mais velozes, mas pilotos intermediários como Heikki Kovalainen e Jarno Trulli estão lá.

 

Eis a lista:

1. Ayrton Senna – 0.000

2. Michael Schumacher – +0.114

3. Lewis Hamilton – +0.275

4. Max Verstappen – +0.280

5. Fernando Alonso – +0.309

6. Nico Rosberg – +0.374

7. Charles Leclerc – +0.376

8. Heikki Kovalainen – +0.378

9. Jarno Trulli – +0.409

10. Sebastian Vettel – +0.435

 

Os detalhes da fórmula utilizada para chegar ao resultado que colocou Senna em 1º lugar nesta lista não são divulgados pela F1, mas eles garantem ser confiáveis.

 

“Ao comparar os companheiros nas sessões de qualificação, a ferramenta baseada em aprendizado de máquina foca na saída de desempenho do motorista, construindo uma rede de companheiros de equipe em todo o intervalo de tempo, todos interligados e, portanto, comparáveis”, disse um comunicado de imprensa da F1. “Ao comparar os tempos de volta apenas entre companheiros de equipe, o algoritmo Fastest Driver normaliza efetivamente o desempenho do carro e da equipe. No geral, isso constrói uma imagem de como os pilotos de diferentes gerações se comparam, analisando a mais pura indicação de velocidade bruta – a volta de qualificação.“.

O ex-engenheiro da Ferrari e Williams Rob Smedley, que agora trabalha para a F1, disse que as equipes usam estudos semelhantes para decidir quem contratar como piloto.

 

“Dentro do ambiente da equipe, esse tipo de modelagem é usado para tomar decisões importantes sobre as escolhas do motorista”, disse Smedley. “Como os motoristas geralmente são o ativo mais caro da equipe, é importante que o processo de seleção seja o mais robusto possível.

“Um processo como este, portanto, seria implantado pelos estrategistas da equipe de F1 a fim de apresentar a seleção mais objetiva e baseada em evidências possível. Fastest Driver nos permite construir uma imagem de como os pilotos se comparam, analisando a mais pura indicação de velocidade bruta, a volta de qualificação – e é importante notar que esta velocidade pura é o único elemento do vasto arsenal de pilotos que estamos analisando aqui, para mostrar os pilotos mais rápidos de todos os tempos, o que é muito emocionante. “, completou.