15 tipos de serviços que deixaram de existir com o tempo

Todos os anos alguns serviços são extintos, algo natural da evolução humana e estes aqui são 15 curiosos dos que já existiram no mundo.

15 . Leiteiro

Se você soubesse como é a vida sem geladeira, provavelmente daria um abraço na sua.

Antigamente o leite era entregue na porta das pessoas, através do leiteiro, algo que não existe mais e provavelmente nunca mais existirá.

14 . Leitor

Acredite se quiser, era comum que pessoas juntassem dinheiro para que leitores contassem histórias e lessem informações para grandes grupos de pessoas.

O motivo? Nem todo mundo era letrado.

Imagina a quantidade de notícias que foram modificadas de acordo com o que o leitor queria?

13 . “Acordadores”

Nem todo mundo tinha um galo para acordar quando o sol nascia, então, era necessário pagar alguém para fazer estes serviços a você.

Era este o trabalho dos “acordadores”, que batiam nas janelas das pessoas nos horários combinados. Eles só iam embora quando o cliente, que pagava alguns centavos semanais, acordava.

12 . Arremessador de pinos

O arremessador de pinos erguia os pinos de boliche derrubados pelo jogador, eles também os limpavam e devolviam as bolas.

Nesta foto, algumas crianças fazendo os serviços de um local de boliche.

11 . Coletores de sanguessugas

No século XIX era comum que europeus se utilizassem das sanguessugas como método terapêutico. Médicos pagavam por sanguessugas para serem usadas em pacientes e o serviço sazonal de coletor de sanguessugas existia.

Eles sofriam bastante, afinal, ficavam num local cheio de sanguessugas e elas prejudicavam bastante a saúde deles, provocando sangrias que duravam mais de 20 minutos, além de ficar com machucados que sangravam por várias horas.

10 . Cortador de gelo

Comum em países frios, os cortadores de gelo cortavam o gelo nos rios para que as pessoas pudessem usar em seus refrigeradores.

09 . Caçadores de ratos

Com locais rudimentares para guardar alimentos, era natural que existisse o serviço de caçador de ratos. Eles eram mordidos e arranhados, mas ajudavam muito a população a não sofrer com os bichinhos.

08 . Acendedor de lampiões

Os lampiões das ruas não se acendiam sozinhos, era necessário que alguém fizesse isso. Estes mesmos homens os apagavam.

Este serviço foi acabando com o advento da eletricidade, fazendo com que os postes se tornassem elétricos.

07 . Tipógrafo

Antes de as coisas serem todas digitalizadas, existia o serviço de tipógrafo, um homem ou mulher que digitavam os livros todos a mão.

06 . “Log Driver”

Estes caras trabalhavam guiando toras por rios e era assim que elas eram movimentadas antes de os caminhões existirem.

05 . Operador de central telefônica

Este tipo de serviço existia até relativo pouco tempo atrás.

Para você conseguir fazer uma ligação à longa distância, tinha que passar por uma central onde um atendente te conectava a quem você queria.

04 . Ressurrecionista

Este serviço não é lá o que possa ser chamado de legal, porém, existia.

No século XIX algumas universidades precisavam de cadáveres para serem estudados e como era difícil de conseguir de forma legal, eles pagavam homens para retirar cadáveres dos cemitérios de forma ilegal.

03 . “Breaker Boy”

O breaker boy era um serviço pesado feito comumente por crianças. Vários garotos auxiliavam, até meados dos anos 20 do século passado, na limpeza das impurezas do carvão.

02 . Pregoeiro público

Os oficiais da cidade eram responsáveis ​​por divulgar as ordens judiciais, geralmente gritando na rua, para que todos na área pudessem ouvir.

01 . Dançarinos de Gandy

Estes homens produziam vias férreas com as próprias mãos. Eram famosos por cantar enquanto trabalhavam.

serviços