Quais alimentos podem prejudicar o seu cérebro a longo prazo?

Se você deseja evitar doenças ou danos à sua memória, estes são os alimentos que, sem dúvida, danificam seu cérebro:

1 . Açúcar

alimentos

Quando você consome açúcar em excesso, a absorção de proteínas pelo cérebro é interrompida, o que afeta diretamente seu desenvolvimento, afirma um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS).

açúcar afeta o funcionamento das células cerebrais e como elas armazenam a energia necessária para processar o aprendizado e os pensamentos, afirmou o estudo.

2 . Glúten

É encontrado em farinhas refinadas, macarrão e arroz. É um elemento inflamatório para o cérebro, que produz efeitos irritantes, como dores de cabeça, ansiedade, e até depressão, afirmam alguns neurologistas.

Apesar disso, esta afirmação ainda carece de estudos.

3 . Gorduras trans

Adultos com dietas ricas em gorduras trans têm habilidades cognitivas mais baixas com o passar dos anos e seus cérebros são menores, de acordo com um estudo publicado na revista Neurology.

4 . Sal

A má saúde vascular, causada por dietas ricas em sódio e falta de exercício, pode estar relacionada a um rápido declínio das funções cerebrais na terceira idade, o que é demonstrado por pesquisa publicada na Nature.

O sal é importante para a nossa saúde, mas é importante usar de forma controlada. 5g por dia é a média ideal.

5 . Glutamato monossódico

glutamato monossódico é um aditivo amplamente utilizado pela indústria de alimentos, especialmente na culinária asiática, e é considerado um intensificador de sabor, pois destaca as nuances de outros sabores.

Cuidado com as visitas muito constantes em restaurantes de comida japonesa.

Agora, seus componentes afetam negativamente nosso cérebro através da superexcitação de neurônios ao ponto de causar danos cerebrais. Embora a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA o tenha listado como um alimento seguro em 1958, alguns estudos concluíram em que o consumo dessa substância causa danos à saúde, principalmente as células nervosas do cérebro. Além disso, o consumo excessivo de GMS pode causar dores de cabeça, fadiga ou desorientação.

 

6 . Refrigerantes

Refrigerantes têm alto teor de açúcar. Por exemplo, a Coca-Cola contém para cada lata de 330 mililitros, aproximadamente 39 gramas de açúcar, o que equivale a quase 10 colheres de açúcar. Embora o consumo esporádico dessas bebidas não cause danos à nossa saúde, o consumo prolongado e excessivo pode ser letal.

Além dos efeitos negativos em nosso cérebro que causam açúcar, os refrigerantes são compostos preparados que contêm ácido aspártico e fenilamina, substâncias que causam danos às células cerebrais, tumores cerebrais e aumentam a acidez de urina criando suscetibilidade a infecções do trato urinário.

Por outro lado, diferentes estudos mostraram que refrigerantes leves, com alto teor de substitutos de açúcar, aumentam as chances de sofrer danos cerebrais, perda de memória e confusão mental ao longo dos anos.

7 . Álcool

Até aqui falamos de alimentos, mas o álcool é conhecido como um tipo de bebida que não fornece nutrientes. Este ao lado do tabaco é, sem dúvida, uma das substâncias mais consumidas e, ao mesmo tempo, prejudicial ao nosso corpo.

  • O álcool causa alterações na área pré-frontal do cérebro: uma região que controla funções executivas, como planejamento e desenho de estratégia, memória de trabalho, atenção seletiva ou controle de comportamento, além de outras áreas relacionadas a diferentes alterações comportamentais ou funcionamento motor.

8 . Cafeína

Tomar um café pela manhã no escritório não é ruim, pois pode nos ajudar a ficar um pouco mais alertas e a realizar as tarefas com maior concentração. Agora, em excesso, esta substância tem um lado negativo.

Food and Drug Administration dos EUA, afirma que 600 miligramas de cafeína por dia podem causar dores de cabeça, aumentar a ansiedade e causar diferentes distúrbios do sono.

Excesso de cafeína pode causar consequências diferentes, como confusão e mais problemas cardiovasculares a longo prazo e até derrame.

Procure um (a) nutricionista e descubra como trabalhar os seus alimentos de forma a trazer os melhores resultados possíveis para o seu corpo.