Quantos litros de água nós devemos beber por dia?

A água é o ingrediente essencial para a vida humana, tanto de nós, humanos, quanto de todos os animais da fauna.

água

Estimasse que o ser humano possa viver no máximo 7 dias sem água, contra 30 dias sem alimentos.

Sem ela, não há vida.

Neste vídeo do canal Aviões e Músicas, o Lito, apresentador do canal e dono do blog, conta a história de Milton Verdi, que sofreu um acidente aéreo na companhia de seu cunhado.

Fica claro durante o relato que ela é a necessidade básica mais importante para o piloto e que sem ela, definitivamente não é possível sobreviver.

Posto isto, vamos às colocações sobre o quanto dela você precisa para viver bem e com saúde.

 

O imaginário popular tem como verdade que 2 litros de água por dia são o suficiente para hidratar o corpo, mas isso é apenas uma média que não deve ser levada ao pé da letra, afinal, cada organismo funciona de forma diferente.

Imagine estes 2 litros sendo ministrados para um homem de 1,90m e um outro homem de 1,60m. A relatividade aqui fica ainda mais evidente quando um é gordo e o outro magro ou a quantidade de músculos que possuem.

Agora que você já sabe que 2 litros exatos não são uma verdade, vamos à realidade. Qual é o cálculo necessário para saber quantos litros de água suprem as suas necessidades hídricas?

Simples, 35 ml para cada quilo corporal

Fazendo esta conta você saberá quanto deve beber de água por dia, por exemplo, se você é um indivíduo de 80kg, deverá beber 2,8 litros de água por dia.

Ok, então o certo é fazer esta conta, beber a quantidade exata exposta nela e correr pro abraço?

ERRADO!

Esta conta serve para uma pessoa em repouso, ou seja, para manter a sua taxa metabólica basal funcionando bem.

Você deverá beber mais água do que o resultado desta conta se você fizer exercícios físicos, suar demais ou ter uma diarreia, por exemplo.

Beber água demais também é maléfico

Você sabe que se encher o seu carro com óleo ou água até ultrapassar os níveis pedidos pelo fabricante, ele irá estragar, não é mesmo?

O mesmo vale para a água.

Beber água demais bagunça os eletrólitos do seu corpo e provoca desidratação, afinal, o seu organismo entenderá que você tem líquido demais no corpo e precisa expelir.

O problema é que ele não escolhe de onde tirar a água, vai líquido do organismo todo, desde a armazenada na sua bexiga até a dos seus músculos.

Tagságua