Quais as vantagens de vender o seu carro e andar apenas de Uber?

Com o advento do Uber, algumas pessoas passaram a deixar o ônibus de lado e passaram a usar o transporte alternativo.

Não à toa, jornalistas bombardearam os periódicos televisivos e online afirmando que as empresas de ônibus e sindicatos de taxistas odiaram a criação dos aplicativos como Uber e 99.

Uber

Com o fim do monopólio dos taxis para viagens mais confortáveis e também o barateamento das viagens populares com viagens compartilhadas em aplicativos, grandes conglomerados passaram a ter um déficit financeiro grande.

O livre mercado costuma criar boas alternativas para auxiliar a população.

Uma vez que andar de Uber ficou mais barato, para algumas pessoas é de se pensar em andar apenas com aplicativos e abandonar o carro.

É importante colocar na ponta do lápis quanto você gasta com o carro, afinal, você precisa descobrir se vai, no mínimo, ficar no “elas por elas”.

Faça o teste por um mês, vá e volte para o trabalho ou para onde você vai nos horários que você costuma ir usando aplicativos, não faça as contas usando os códigos promocionais, afinal, eles diminuirão se você usar o aplicativo demais.

Vamos aos prós e os contras de andar apenas com carros de aplicativo.

Comecemos pelos prós.

1 . Custos de manutenção

Sem um carro na garagem, você também não terá que fazer a manutenção deste carro. Faça as contas de quanto você gastou com manutenção do carro no último ano.

Carros mais velhos costumam dar mais problemas, então, é provável que se o seu carro for mais novo, ele dê menos manutenção.

2 . Zero gastos com combustíveis

Se você não tem carro, também não tem que gastar com combustíveis. Faça as contas de quanto você gasta com eles por mês e depois quanto daria isso ao final de um ano para decidir se vai mesmo abandonar o carro.

3 . Sem carro, sem impostos

DPVAT, IPVA e outros lixos que nos empurram goela abaixo são abandonados junto com o seu carro. Novamente, pegue o quanto você gastou no último ano e coloque na ponta do lápis quanto você gasta.

Agora vamos para os contras?

1 . Não ter um carro na garagem

Imaginando um momento extremo, onde você precisa colocar o seu filho doente no carro pra correr para o hospital, depender de um estranho não parece ser algo tão bom.

Nessas horas é comum que confiemos apenas na nossa destreza no trânsito e precisamos focar na viagem de uma forma que o motorista provavelmente não estará.

Outro fato é que você provavelmente não respeitaria tanto as leis de trânsito como o motorista do Uber terá que fazer.

Viagem? bom, você não tem mais um carro, ou seja, terá que viajar com um carro alugado.

2 . Fazer amigos será preciso

Tem gente que não gosta muito de conversar ou de falar com novas pessoas e uma vez que você esteja usando apenas o Uber, terá que conhecer pelo menos umas duas pessoas novas por dia.

Se você não está disposto a ser sociável, o Uber poderá ser uma via crucis.

Uma das vantagens de se ter um carro particular é que só você ou quem você já conhece estarão dentro dele.

3 . Ser mais caro do que ter um carro

Se você tem uma rotina muito atribulada, talvez o Uber faça com que você gaste mais dinheiro do que tendo um carro, então, usar o aplicativo pode comprometer o seu orçamento, estourando-o de uma forma que um carro provavelmente não estouraria.


 

O fato é que só você saberá fazer as contas para que esta decisão seja tomada, então, pense bem e decida.