Por que os carros britânicos possuem o volante do lado direito?

Se você assistiu algum filme ou seriado inglês, provavelmente já viu que os carros britânicos possuem o volante do lado direito.

carros britânicos

É possível explicar  porque isso acontece e, talvez você não saiba, mas 25% dos carros do mundo são dirigidos com o volante no lado direito.

Até o final do século XIII os cavaleiros e cocheiros costumavam viajar do lado esquerdo das estradas. O motivo era que se eles encontrassem alguém hostil no caminho, poderiam duelar com a mão direita com maior facilidade.

Como a maioria das pessoas no mundo são destras, a lógica privilegiava a mão da espada.

Há ainda uma segunda explicação para a “mão inglesa”, os cavaleiros e cocheiros açoitavam seus cavalos com a mão direita, portanto, se eles andassem na mão francesa, poderiam atingir os pedestres.

Você deve estar pensando que seria ideal que os países que usam a mão inglesa passassem a usar a mão francesa em suas vias, mas isso é consideravelmente improvável, tendo acontecido em poucos lugares e tendo como um bom exemplo Serra Leoa.

O incômodo para visitantes de “aprender a dirigir novamente” que alguém que pega um carro inglês sofre é menor que o incômodo de mudar países inteiros com tradições centenárias, frotas imensas e residentes que precisariam aprender a dirigir novamente. Você acredita que algum político proporia esse problemão?

É possível dirigir com um carro de mão francesa num país de mão inglesa? Sim, em alguns deles é possível e nas fronteiras dos países existe um cruzamento em diagonal para que o carro seja obrigado a ir para o lado oposto ao que está dirigindo.

Já em alguns outros países, como Quênia e Índia, dirigir carros com mão francesa é proibido.

No Brasil, dirigir com carros que tenham o volante iguais aos dos carros britânicos é possível, desde que sejam de visitantes, mas carros com esta característica de fábrica são proibidos, a não ser que sejam antigos (30 anos originais) e de colecionador.

Se um dia você visitar um país cujos carros possuem a mão inglesa, irá sofrer um pouco, afinal, os botões e alavancas estarão em lugares diferentes, mas a parte boa é que os pedais estarão nos lugares exatamente iguais aos de carros de mão francesa.