Bater a porta do carro com força realmente estraga o carro?

Alguém já bateu a porta do seu carro ou você bateu a porta do carro de alguém com força e pensou que ia ter que pagar por algum tipo de manutenção?

carro

Pois agora eu vou te explicar se a porta de um carro pode ser danificada se for batida com força.

Marcio Azuma, diretor de segurança veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), os carros são preparados para que suas portas sejam batidas com força, portanto, as medidas para que as portas sejam preparadas para batidas forte são tomadas. “O projeto tem uma garantia de que a porta não vai quebrar com uma batida mais forte”, disse Azuma.

Ele garante que as mais rígidas normas de segurança e qualidade são tomadas para que as portas sejam submetidas aos mais variados tipos de agressão, seja do tempo, do uso e até mesmo das pancadas.

“Nenhuma parte da porta vai quebrar de uma hora para a outra por causa de uma batida mais forte” – afirmou Azuma.

O departamento de engenharia da Toyota do Brasil tem a seguinte posição: “As portas dos veículos têm batentes de borracha que garantem a absorção do impacto quando são fechadas, independente da força aplicada”.

Apesar de Azuma nos tranquilizar com relação a batidas eventuais, ele alerta: “Se você bate a porta do carro a vida inteira, em um determinado momento você pode começar a ouvir um ruído mais alto, mais incômodo, principalmente se as portas do veículo tiverem porta-objetos sempre cheios”.

Apesar do aviso, Azuma afirma que a troca das presilhas das portas já resolveria mesmo este uso indevido exagerado, acabando com ruídos indesejados.

A entrevista completa com Azuma foi dada ao Auto Esporte.