Se o limite das vias brasileiras é de 110km/h, por que os carros podem passar disso?

Apesar de o limite de velocidade das vias brasileiras seja de pouco mais de 100km/h, alguns carros correm mais que o dobro disso.

Você sabe o motivo pelo qual o limite de velocidade que um carro atinge não é exatamente igual ao limite máximo das vias mais rápidas do país?

carros

Esta lista irá te explicar.

1 . Segurança viária

Imagine que você resolva ultrapassar um caminhão longo na BR e ambos estejam a 90km/h. Se no meio da ultrapassagem o caminhão acelerar um pouco mais, vocês dois atingiriam a velocidade máxima dos veículos e as chances de um acidente acontecer seriam imensas, pois seria muito difícil diminuir a velocidade pra voltar para trás do caminhão e impossível correr o suficiente para ultrapassá-lo.

2 . A velocidade faz com que os carros sejam melhores

A aerodinâmica e potência de um carro são afetados dependendo da velocidade de um carro. Se um carro é preparado para aguentar pressão aerodinâmica para enfrentar 200km/h, ele com certeza será mais estável e potente andando a 100km/h.

3 . Segurança pessoal

Vivemos em um país violento, não é verdade? Na aproximação de um possível bandido, estudando a situação rapidamente é possível que uma das suas decisões seja fazer o bandido comendo poeira. Um carro com limite de velocidade planificado não conseguiria fugir.

4 . Necessidade de urgência

Se todos os carros tivessem um limite muito baixo de velocidade, pessoas com necessidade de urgência médica teriam chances muito maiores de morrer, grávidas poderiam perder os seus bebês, entre outras necessidades que não podem esperar.

Nestas horas, o próprio motorista decide se vai ou não ser multado.

5 . Liberdade individual

Para que cada pessoa possa escolher o motivo pelo qual correr acima da velocidade, seja alguém morrendo dentro do carro, seja participar de um trackday, a liberdade individual de escolher um carro com a velocidade desejada pelo comprador deve ser soberana.