A Copa no Catar está chegando, saiba o que fazer para não ter problemas lá

Falta pouco mais de 4 anos para a Copa no Catar, um país de cultura completamente diferente da nossa e que provavelmente abrigará uma das mais ricas Copas do Mundo da história.

Mas não se ludibrie com o glamour deste pequeno país do Oriente Médio, coisas corriqueiras aqui do Brasil podem ofender visceralmente o povo de lá, pois as leis do Catar são regidas pela Sharia.

Copa no Catar

Feito este prólogo, vamos à lista!

1 . Você pode entrar com certa facilidade lá

Não é necessário ter um visto para entrar no Catar se você for brasileiro, a única exigência deles é que você tenha um passaporte com validade maior que 6 meses e uma passagem de saída do país. Tendo isto, você pode ter o visto de entrada para permanecer lá por 30 dias, podendo ser prorrogado para mais 30.

Talvez isso seja necessário na Copa no Catar.

2 . O idioma é complicado

O idioma oficial do Catar é o árabe, portanto, se você não souber falar a língua islâmica, vai ser um pouco difícil se comunicar. Tente o inglês.

3 . Clima de deserto

Já viu aqueles filmes onde o calor do deserto é cáustico e o frio é gélido? Lá é assim. No verão, é comum os termômetros alcançarem 50º, tanto que o governo tem uma distribuição central de ar condicionado, assim como alguns condomínios no Brasil possuem distribuição de gás.

Durante a Copa do Mundo o Catar estará no inverno, portanto, temperaturas mais amenas, abaixo de 10º, serão marcadas.

4 . Não beba, não fuma e não f*da

É terminantemente proibido entrar no Catar com bebidas alcoólicas e cigarros. Leve isso a sério se pretende ir para lá, um cantil com uísque ou um cigarrinho pode ser o seu ticket de retorno para o Brasil.

5 . Não leve nada com origem suína

O que é halal é permitido e o que é haram (lembra da novela?) é proibido para os muçulmanos. Porco é haram.

Chegar no aeroporto com um Baconzitos é pedir para voltar mais cedo para o Brasil. A carne suína só é vendida em locais autorizados e o valor é salgado.

Deixe o bacon para comer em outros lugares.

6 . Não vá para o deserto

O deserto é perigoso e você não precisa visitar ele tendo belas cidades para visitar. De qualquer forma, se você insistir nesta loucura, avise as autoridades locais, pois o sinal de celular em locais inabitados é, literalmente, inexistente.

7 . A locomoção é complicada

É um país de gente rica, então, as pessoas costumam ter os próprios carros e o sistema público de transporte não é lá aquelas coisas.

 

O sistema de taxi também não é dos melhores e chega a ser necessário ligar com 24 horas de antecedência para conseguir um.

A sua CNH não tem valor lá e a parte boa é que dá pra pedir um Uber.

8 . O sistema de ruas é meio… esquisito

Só as ruas principais têm nomes, as menores possuem números e ninguém usa eles.

Quando você compra algo, precisa dar um ponto de referência, não é verdade? Lá isso é obrigatório, se não o local não é encontrado.

9 . Ande com uma identificação

Estrangeiros devem sempre estar com os seus documentos. Ande com uma cópia do seu passaporte para não correr o risco de ser multado, interrogado ou até mesmo preso.

10 . Namorinho de portão

Os beijos e abraços acalorados que você dá na sua patroa deve ser feito no conforto do seu hotel. Exageros podem ser punidos criminalmente.

11 . Ser gay é crime no Catar

Se a homossexualidade é um tabu na Rússia, no Catar é crime. O homossexual que for pego naquele país pode ser deportado, sofrer castigos físicos e até mesmo ir para a cadeia por até 7 anos.

 

12 . Beber na rua é proibido

Assim como em alguns estados dos Estados Unidos, beber na rua é proibido no Catar.

De qualquer forma, existem locais licenciados para praticar tal hábito e as Fifa Fan Fests provavelmente serão alguns desses locais.

13 . Tome cuidado com as vestimentas

Via de regra, roupas masculinas são aceitas normalmente, mas as mulheres não devem usar roupas curtas demais ou decotadas.

O véu tradicional islâmico não é obrigatório para elas.

14 . Não tente evangelizar ninguém

O islamismo é a religião OFICIAL do Catar, portanto, faz parte do estado. Tentar convencer um muçulmano a abandonar sua fé em Alá pode te deportar de volta para o Brasil ou te manterem preso por lá.

15 . Criticar o governo publicamente é crime

A Copa no Catar vai ser complicada pra quem tentar fazer política, quem criticar o governo lá é deportado ou preso.

 

16 . BBB Catar

Se você conheceu alguém no Catar e está trocando muitas experiências, o governo pode decidir te monitorar, isso inclui os seus telefonemas, internet e até o seu quarto de hotel.


Com uma cultura diferente, todo cuidado é pouco para não ofender os habitantes locais, portanto, estude bem aquele país e boa Copa no Catar!