Tome cuidado, os seus memes estão ameaçados pelos políticos

Memes são uma máquina poderosa de reproduzir a política através do humor e parece que os políticos já perceberam isso.

memes

Muitos creditam a vitória de Donald Trump, por exemplo, aos milhões de americanos que ficaram fazendo imagens engraçadas sobre o mesmo lá nos Estados Unidos.

No Brasil não parece ser diferente, com um orçamento muito menor que os partidos que mais recebem dinheiro do fundo partidário, Bolsonaro cresceu através das “mitadas” que circulam no Facebook e Whatsapp.

Como já perceberam esse tipo de padrão, políticos e burocratas da União Europeia não dormiram no ponto e decidiram criar uma forma de passar um rolo compressor na população por apenas postar um meme.

O nome desse rolo compressor é “Article 13”, uma espécie de emenda constitucional que será imposta a todos os cidadãos dos países que participam da União Europeia, tendo a sua votação iniciada nesta quarta, 20, e terminando na quinta, 21.

Segundo esta emenda, qualquer paródia de vídeo, remix, meme, comentário ou qualquer coisa que infrinja a lei será automaticamente deletado e o usuário será perseguido criminalmente.

A desculpa dos burocratas que criaram a emenda é de que ela é necessária para proteger os direitos autorais. Nós sabemos que é apenas uma máquina de censura.

Você pode acompanhar o desenrolar deste crime contra a humanidade clicando aqui e ver como está a discussão sobre o assunto acompanhando as hastgags #Saveyourinternet e #deleteart13.

Lembre-se que tudo que é ruim e nocivo para nós, os governos brasileiros importam e, se isso não passa no Congresso e no Senado, o STF nos empurra goela abaixo.