Os 11 impensáveis benefícios que o uísque pode proporcionar

O uísque é uma das bebidas alcoólicas mais populares do mundo por ter inúmeras variações de sabores e por ter fama de não causar ressaca.

uísque

O fato é que alguns cientistas afirmam que ela pode ter benefícios para a nossa saúde.

As primeiras garrafas de que se tem história foram feitas por irlandeses e escoceses no século XV e eram chamadas de “Aqua Vitae” (água da vida), pois acreditava-se que tinham propriedades medicinais.

Aqui vão alguns dos benefícios desta forte bebida e nunca é demais reafirmar que ela é alcoólica, ou seja, você PRECISA consumi-la após os 18 anos e com extrema moderação.

1 . Estimula a memória

Os antioxidantes contidos nessa bebida, como o etanol, contribuem para a saúde do cérebro e melhoram a memória. Além disso, o álcool tem a propriedade de estimular a circulação sanguínea, contribuindo para a estimulação da memória.

2 . Alivia o estresse

Se bebido com moderação, o uísque pode reduzir o estresse e acalmar os nervos. A combinação de diminuição da atividade cerebral e aumento da circulação sanguínea, o que melhora a oxigenação do sangue, é essencial para alcançar a calma.

3 . Combate a obesidade

Em comparação com o resto das bebidas alcoólicas, o uísque é pobre em conteúdo calórico, livre de gordura e colesterol. Então, se você está em uma dieta, mas ainda quer uma bebida, esta é sua melhor opção.

4. Reduz o risco de AVC

O uísque evita o acúmulo de colesterol no sistema cardiovascular e pode eliminar o excesso de colesterol do corpo. Além disso, torna as paredes das artérias mais flexíveis, reduzindo a possibilidade de obstruções. Todos os fatores mencionados contribuem para a prevenção de sofrer um derrame.

5. Reduz o risco de câncer

O uísque contém um antioxidante chamado “ácido elágico”, um ácido que impede o DNA de entrar em contato com compostos causadores de câncer, como nitrosaminas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

6. Ajuda na digestão

Durante séculos, o uísque foi considerado um digestivo, principalmente após uma refeição pesada. A composição do uísque e sua alta porcentagem de álcool, faz com que seja um inibidor de apetite eficaz.

7. Prolonga a vida

Os antioxidantes contidos nesta bebida contribuem para combater os radicais livres, sendo estes a maior causa do envelhecimento, além de ajudar a prevenir várias doenças. Essas duas características permitem que o corpo tenha uma vida mais longa e saudável.

8 . Adequado para diabéticos

Uísque contém zero carboidratos, por isso não afeta os níveis de açúcar no sangue, e é o que torna a escolha número um para pacientes diabéticos.

9. Melhora a saúde do coração

Beber uísque ajuda a preservar a saúde do coração, assim como o vinho tinto. Também reduz o risco de formação de coágulos sanguíneos, o que pode prevenir acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. Os antioxidantes no uísque também inibem a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade, um dos principais fatores de doenças cardíacas.

10. Melhora a saúde do cérebro

Um estudo de 2003 descobriu que, graças às qualidades antioxidantes do ácido elágico, o consumo moderado de uísque reduz o risco de sofrer de Alzheimer e demência, bem como melhorar as funções cognitivas.

11. Previne e trata o resfriado e a gripe

O uísque é conhecido por seus efeitos positivos contra alergias e resfriados, é um xarope para tosse eficaz e para pessoas que sofrem de coceira na garganta, uma vez que o álcool ajuda a matar as bactérias da garganta. Os melhores resultados são obtidos consumindo uma xícara de água quente com limão e um pouco de uísque.