Você tem suprimentos o suficiente para uma catástrofe?

Com a greve dos caminhoneiros, uma nova dúvida veio à mente dos mais precavidos. Será necessário guardar suprimentos para uma catástrofe?

suprimentos

Algumas pessoas mais apocalípticas gostam de guardar produtos para esse tipo de situação mesmo em momentos em que não há crises, mas outras despertam para isto em épocas de guerra eminente ou em situações calamitosas como a que estamos vivendo no Brasil.

Se você é uma das que só acordou agora, talvez este texto lhe ajude um pouco e, acredite, é só um pouco mesmo, existe muita coisa para aprender sobre o assunto na internet.

Antes de tudo

Ouça o corpo de bombeiros e a polícia da sua região, eles poderão lhe informar melhor em que pé estão os problemas da sua área e quanto de suprimentos será necessário para sobreviver.

Vamos à lista.

1 . Estoque água

Água é o ingrediente da vida e está em absolutamente todos os livros de sobrevivência do mundo, além de, historicamente, ser descrito como algo literalmente divino.

A média de consumo do brasileiro é de 154 litros de água por dia. É meio óbvio, mas preciso te contar que você vai ter que gastar menos que isso.

Em torno de 30 litros por dia serão o suficiente para a sua higiene pessoal e consumo diário. Deixe a sua caixa d’água encher e use pouco, isso te ajudará a viver melhor.

Não esqueça de ter cloro em mãos, uma colher de sopa rasa faz a assepsia de 2 litros de água.

2 . Sal

O sal não estraga e se for usado com moderação, faz bem à saúde. Compre vários pacotes deste produto que é barato, mas em situações drásticas, pode ser usado até como moeda de troca.

Lembre-se de colocar o sal em potes hermeticamente fechados e manter ele longe da água, assim ele não irá absorver um dos seus itens preciosos.

Lembre-se SEMPRE de usá-lo com moderação, afinal, quanto mais sal, mais água você vai beber.

3 . Cereais são essenciais

Arroz, feijão e granola podem ser seus aliados em caso de desabastecimento. Infelizmente você não poderá fazer um banquete deles, mas comer um pouco de cada por dia irá te dar forças para sobreviver.

Se bem estocado em potes muito bem fechados, os grãos podem durar anos.

4 . Óleo

Óleos e gorduras vegetais lhe ajudarão na hora de cozinhar e, por este motivo, são importantes neste processo. Prefira as latas, seu prazo de validade é maior.

5 . Leite

Como estamos falando de momentos de escassez, o ideal é ter em casa o leite desidratado, portanto, em pó. Ele vai durar mais e demora mais para estragar também.

6 . Comida enlatada

Abuse da comida enlatada. Em um primeiro momento, comida congelada também é uma boa, pelo menos enquanto o seu freezer estiver funcionando.

Assim que este item essencial da sua casa parar de funcionar por conta de desabastecimento de energia, é bom pular para os alimentos em latas.

Milho, ervilha e sardinhas podem ser fontes de bons nutrientes e a sua validade pode ser de até 2 anos.

7 . Adoçantes

Açúcar é essencial para produzir o soro que combate a diarreia, portanto, é importante que você reserve um bom espaço para este item nos suprimentos.

Adoçantes artificiais podem durar mais tempo e ser usado em menor quantidade, portanto, ideal para coisas triviais, deixando o açúcar para momentos extremos.

8 . Iluminação faz parte dos suprimentos

Assim que faltar luz, você vai tirar a sua lâmpada do bocal e dar um beijo nela, pedindo para pelo amor de Deus ela voltar. É o tipo de conforto que nem percebemos que existe e só damos valor quando acaba.

Tenha em mãos lanternas (que durarão pouco) e não esqueça de comprar isqueiros e fósforos. Velas também serão muito úteis e como são baratas, é interessante comprar várias.

9 . Que Deus abençoe o botijão de gás

Assim como a luz elétrica, o gás é daqueles confortos que nem percebemos que existe. Se puder, tenha no mínimo um botijão de reserva e use-o com parcimônia para que dure por meses.

10 . Álcool, muito álcool

Tenha álcool em casa, não apenas o gel, mas também o líquido, ele é o melhor antisséptico para o corpo humano em caso de machucados e coisas do tipo.

11 . Produtos de limpeza

Água sanitária, pasta de dente e papéis higiênicos são itens de primeira necessidade em caso de desabastecimento. Manter o ambiente o mais limpo possível irá diminuir as suas chances de contrair doenças.

12 . Kit de primeiros socorros

Os kits de primeiros socorros variam de pessoa para pessoa, incluindo-se remédios dependendo de alguma doença que a pessoa já tenha.

O básico é necessário ter, algodão, pinça, solução iodada, micropore, esparadrapo, etc.

13 . Permita-se pequenos luxos

Separar um pouco de chocolate, frutas cristalizadas e outras coisas que sua família goste nos seus suprimentos pode ajudar. Um pedacinho de chocolate para alguém numa situação extrema pode ser reconfortante.

14 . Cuide dos seus animais

É duro dizer isso, mas animais costumam durar pouco em catástrofes. Se você ama muito seu bichinho, não deixe de comprar a ração que ele come e racionar de acordo com o tempo em que vocês estarão com poucos alimentos.

15 . Carne na lata

É possível estocar carnes cozidas por alguns meses colocando-as em latas imergidas na gordura. No Youtube você encontrará uma infinidade de tutoriais sobre isso. Vale a pena conferir.

Uma boa sorte para você!