Hóquei, você pode até não saber, mas o esporte existe no Brasil

Mais popular na América do Norte, o hóquei ganha adeptos também ao sul das Américas.

Em Curitiba, times da modalidade têm sido montados e os praticantes se juntam para jogar regularmente, participando e promovendo campeonatos.

Segundo o site da Federação Portuguesa de Hóquei, existiam jogos similares de 3 a 4 mil anos atrás.

O esporte como é conhecido hoje nasceu na Inglaterra do século XIX.

Sem neve para usar o equipamento visto na milionária NHL e com orçamento menor que o das ligas americana e canadense, brasileiros lutam para manter o amor ao esporte sobre patins mais adequados ao nosso clima, os com rodas.

 

Gustavo Tecchio, professor de hóquei em Curitiba, na Hockeytown CWB, disse que tem trabalhado nos últimos dois anos para divulgar o esporte e torná-lo popular, principalmente entre as crianças. Ele busca parcerias com escolas, universidades, academias e lojas esportivas para mostrar os benefícios do hóquei.

A escola da Hockeytown CWB trabalha com crianças em 3 instituições , sendo uma delas estadual, onde acontece um projeto social. Neste trabalho, 3 crianças já foram selecionadas para participar dos treinamentos da seleção brasileira na categoria infantil.

A LIHA CWB, liga de hóquei, foi a primeira criada no Brasil, na capital paranaense. Segundo Gustavo Tecchio, a única que oferece temporada sazonal, liga de outono e liga de primavera, tendo jogos todas as segundas-feiras em Curitiba.

Apesar de ser difícil de competir com o futebol e alguns outros esportes de apelo popular no Brasil, o esporte com o disco de nome estranho segue ganhando adeptos na terra onde Pelé é rei.

Também em Curitiba, o No Fear Hockey Inline oferece aulas a adultos e crianças a preços que variam de R$60,00 a R$120,00 , rivalizando com academias comuns, mas oferecendo um esporte bastante diferente por aqui.