10 coisas incríveis sobre o filme Layer Cake, disponível no Netflix

Layer Cake é um filme de 2004. Mas mesmo 12 anos depois, continua atual, tornou-se um dos novos clássicos do cinema inglês e está no Netflix.

Traduzido para o português como “Nem Tudo é o que Parece” (P*TA QUE PARIU!), o filme tem bom humor, trilha sonora avassaladora e um roteiro surpreendente.

É meio redundante afirmar isso, mas VAI TER SPOILER AQUI.

 

1 . O protagonista

Daniel Craig interpreta um traficante, mas não é um traficante qualquer. Ele é elegante, low profile, se veste muito bem, é educado e sabe falar como gente, algo incomum, estilo seguido por Clarkie, traficante e estudante que trabalha com o personagem de Daniel no filme.

A ideia do diretor de evidenciar isso é tão grande, que ele coloca um antagonista chamado Duke, com características contrárias ao do anti-herói do filme.

2 . O enredo

Um traficante elegante, bandidos sérvios, uma adolescente sumida, um assassino chamado Dragan e a difícil negociação de drogas roubadas são parte de um enredo que te envolve e faz o filme passar rápido.

3 . A fotografia

A fotografia do filme é muito bonita também, o que faz você curtir cada momento dele.

4 . A trilha sonora

Desde o início do filme, é perceptível que ele terá músicas muito boas ao longo da película. Uma cena curiosa é um espancamento ao som de Ordinary World, do Duran Duran.

5 . Os personagens

Como nos bons filmes, os personagens de Layer Cake são bem diferentes uns dos outros e se completam, como num quebra cabeça. O personagem de Gene, cão de guarda de Jimmy Price, consegue ser hilário e violento ao mesmo tempo.

6 . O humor

Apesar de não ser um filme de comédia, Layer Cake tem cenas muito engraçadas e quebram o gelo de momentos muito tensos.

7 . O discurso

Do início ao fim, o filme é recheado de discursos que podem ser aproveitados para as nossas vidas. Desde o “tenha um plano, siga ele à risca e saia enquanto estiver ganhando do começo”, proferido pelo personagem de Daniel Craig, até o “você nasce e come merda…”, de Eddie Temple (Michael Gambon), do final, o filme dá bons ensinamentos.

8 . O “antes de fama” de vários artistas

Depois que você assiste Layer Cake, vê que muitos atores despontaram no cinema depois de fazer aquele filme. Além de Tom Hardy, Ben Whishaw, Sally Hawkins e Burn Gorman, que fez um dos filmes do Batman, tiveram suas carreiras alavancadas ali.

9 . A premonição de James Bond

Em um dado momento, o personagem de Daniel Craig segura uma arma da mesma forma que James Bond deve segurar. Sua atuação neste filme, como um todo, também deve ter sido preponderante para a escolha do ator na interpretação de 007.

1 . O “herói” sem nome

“Meu nome? Se você soubesse, seria mais esperto que eu” – com esta frase, o protagonista termina o filme. Muitas pessoas só percebem que ninguém fala o nome dele o filme inteiro ao final, o que chama a atenção de muita gente.