10 acidentes que marcaram de forma triste o futebol

Acidentes aéreos são sempre muito marcantes e quando atingem equipes esportivas, chamam mais atenção ainda.

É sempre algo muito triste e afeta dezenas de famílias, além de qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom senso.

Nesta teerça-feira, 29 de novembro, o avião da Associação Chapecoense de Futebol, que rumava para Colômbia para a final da Copa Sulamericana sofreu este tipo de acidente e entrou para esta triste lista.

01 . Torino

No dia 04/05/1949 um avião Fiat G.212 da Avio Linee Italiane voltava de Lisboa para Turim após um amistoso contra o Benfica. Quando o avião aproximava-se da pista, chocou-se contra a Basílica de Superga.

Foram 31 mortos, 18 deles, jogadores e 5 eram da comissão técnica. O time era líder do campeonato italiano.

torino

02 . Manchester United

Em 06 de fevereiro de 1958 o Airspeed AS-57 Ambassador da British European Airways tentava decolar do aeroporto de Munique para Manchester e vitimou 20 pessoas, das 44 que estavam a borto. 8 deles, jogadores.

O avião voltava da Iugoslávia, após um jogo contra o Estrela Vermelha, pela Copa da Europa e ficou conhecido como “O Desastre de Munique”.

manchester

03 . Seleção olímpica da Dinamarca

Após decolar do aeroporto de Copenhague para a Itália, o avião De Havilland Dragon Rapide foi fretado pela Associação Dinamarquesa de Futebol caiu em Oresund.

No acidente ocorrido em 16/07/1960, apenas o piloto sobreviveu.

dragon
Avião similar ao do acidente

04 . Green Cross

No dia 03 de abril de 1961, quando viajavam de Temuco a Santiago em um DC3 da LAN Chile, o avião com 24 pessoas chocou-se contra a Cordilheira dos Andes. Todos morreram e os destroços só foram encontrados em 2015.

green-cross

05 . The Strongest

Quando a delegação do Strongest de Santa Cruz de La Sierra voltava para La Paz no dia 26/09/1969, na Bolívia, o Douglas DC-6 sumiu. Foi encontrado no dia seguinte, na região de Viloco.

Todas as 74 pessoas que estavam a bordo, morreram.

strongest

06 . Pakhtakor Tashkent

O avião Tupolev Tu-134 da Aeroflot levava a equipe uzbeque do Pakhtakor Tashkent para Minsk, onde enfrentaria o Dinamo Minsk. Enquanto sobrevoava a Ucrânia, a aeronave chocou-se com outro Tupolev Tu-134 da Aeroflot. Todas as 178 pessoas a bordo dos dois aviões morreram, incluindo 14 jogadores e três membros da comissão técnica.

07 . Alianza Lima

Este foi um voo em um Fokker F27 da Servicio Aeronaval de La Marina del Peru, no dia 08/12/1987 e caiu no Oceano Pacífico quando se aproximava do aeroporto Jorge Chávez. 43 pessoas morreram, 16 eram jogadores e pertencentes à comissão técnica do Alianza Lima.

Apenas o piloto sobreviveu.

08 . Colorful 11

Time com descendência de surinameses, o Colorful 11 ia fazer um amistoso contra o SV Robinhood no Suriname quando uma tragédia aconteceu. No dia 07/06/1989, o DC-8 da Surinam Airways caiu próximo ao aeroporto de Paramaribo.

Das 178 pessoas a bordo, apenas 11 sobreviveram. Ruud Gullit e Frank Rijkaard, heróis do futebol holandês só não viajaram junto com a equipe por não terem conseguido autorização dos seus clubes na época.

09 . Seleção da Zâmbia

No dia 27/04/1993 o avião da Seleção da Zâmbia que partia para Dakar para jogar uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo caiu na costa do Gabão. Apenas 30 pessoas morreram no acidente com o Havilland DHC-5D da Força Aérea da Zâmbia.

10 . Chapecoense

O dia 29 de dezembro de 2016 será lembrado como um dos dias mais tristes do futebol brasileiro e mundial. A Chapecoense, clube que viajava para a Colômbia para conseguir a façanha de conquistar as Américas teve o seu sonho interrompido por uma tragédia com uma história muito mal contada.

O British Aerospace 146 caiu em Antióquia, em torno de meia hora do destino final, Medelín, na Colômbia. A suspeita é de que o avião tenha sofrido uma pane seca por falta de combustível.

75 pessoas morreram, entre jornalistas, comissão técnica e jogadores do time. Apenas 3 dos jogadores do time sobreviveram.