Alimentos com flavonóides combatem a impotência sexual

Teria a impotência sexual uma “cura natural” através dos alimentos?

Segundo uma publicação médica norte-americana chamada The American Journal of Clinical Nutrition, consumir certos alimentos e bebidas que contenham flavonóides podem auxiliar para que você não venha a sofrer de um mal que atinge boa parte dos homens no mundo, a impotência sexual.

O urologista piauiense Giuliano Aita disse o seguinte: “Quando um estudo deste acontece, todos nós aguardamos ansiosamente os resultados para que possamos indicar aos nossos pacientes tudo que há de mais novo e comprovado para o benefício da saúde masculina. Essa pesquisa comprovou que consumir frutas em geral (especialmente vermelhas e cítricas, com alto teor de flavonoides), além de vinho tinto, por exemplo, é um forte aliado nesse tipo de disfunção, popularmente conhecida como impotência”.

flavonoidePara se ter uma ideia do poder dessas frutas, a pesquisa apontou que o consumo moderado, com apenas uma média de três porções por semana, foi associado a uma redução de 14% do risco de disfunção erétil. Os homens que participaram do estudo não tinham sido diagnosticados previamente com doença alguma que de alguma forma poderia estar relacionada com a disfunção, como câncer de próstata ou problemas cardiovasculares.

“Nesta pesquisa, os homens que consumiram alimentos com essa substância (flavonoide) tiveram um risco reduzido em 10% comparado com os que consumiam menos ou não consumiam esses alimentos. E o melhor, quanto mais se consome, maiores as chances de não apresentar o problema. Na pesquisa, aqueles que ingeriram os mais altos níveis dessa substância e foram fisicamente ativos tiveram uma queda de 21% nos riscos”, comenta Aita.

O médico acrescenta que este estudo vem confirmar a importância do estilo de vida na manutenção da saúde e prevenção de doenças “Já há outros estudos comprovando também que flavonoides ajudam na prevenção de doenças cardíacas”, finaliza Giuliano Aita.