Simo Häyhä, o finlandês conhecido como “Morte Branca”

Nascido em 17 de dezembro de 1905, Simo Häyhä foi um fazendeiro finlandês que ficou conhecido pela alcunha de “Morte Branca. Sua cidade natal é Rautjärvi, lugar da Finlândia que faz divisa com a Rússia.

Simo Häyhä

Ele foi convocado para o serviço obrigatório no Exército Finlandês em 1925, onde passou um ano. Em 1939,  foi chamado a se apresentar de novo, devido à Guerra de Inverno (1939-1940), onde a lenda começou.

Os soviéticos pretendiam invadir a Finlândia e a 6ª Companhia, onde o Simo Häyhä servia, tinha a obrigação de impedir o acesso na região do Rio Kolla. A razão de soldados chegou a 32 finlandeses para 4.000 soviéticos, para você ter uma noção da covardia, além das temperaturas que giravam entre -40ºC e -20ºC, temperatura congelante para um sniper fazer o seu serviço.

Portando um Rifle Mosin-Nagant M91 e uma camuflagem branca, Simo Häyhä escondia-se na neve e abatia todos os soldados soviéticos que estivessem ao seu alcance.  Ele não tinha nenhuma luneta acoplada ao seu rifle, para não chamar a atenção. Para que não fosse traído pelo vapor de água que saía da boca, Häyhä à enchia de neve para mantê-la fria.

Em 100 dias de serviços, ele abateu nada menos que 500 soviéticos, nada menos que 5 mortes por dia, o que lhe rendeu o apelido de “White Death” (Morte Branca).Simo Häyhä

Os soviéticos ficaram assustados e tentaram reagir com snipers, mas sem sucesso. O Morte Branca sí viria a ser atingido no dia 06 de março de 1940, com um disparo de munição explosiva no queijo. Você acha que ele morreu? Não, 11 dias depois, ao final da Guerra de Inverno, ele despertou.

Os soviéticos conquistaram em torno de 22.000 milhas-quadradas da Finlândia, mas perderam a guerra, após 2/3 do seu contingente ser morto. Eles mesmo admtiram que o território conquistado serviu apenas para enterrar seus mortos.

O lendário Simo Häyhä viveu até quase 100 anos de idade, mais precisamente 97 anos, e creditou seu sucesso única e exclusivamente à prática. Relatos afirmam que o atirador era capaz de acertar um alvo a 500 metros até 16 vezes por minuto. Uma razão bastante alta mesmo para os tempos modernos.

Simo Häyhä

Simo Häyhä é conhecido como o maior sniper da história.