Estudo americano afirma que ser pai engorda

Um estudo norte americano confirmou o que muitos já sabiam na prática, ser pai engorda

ser pai engordaO estudo foi feito pela Universidade de Northwestern e chegou à conclusão que mesmo os pais que não convivem com os filhos, ficam mais gordos.

Mais de 10 mil homens foram analisados, da adolescência até a idade adulta. Um homem de 1,82m que mora com o filho ganhou, em média, 2kg após a paternidade. Um pai com a mesma altura e que não convive com o filho, adquiriu em torno de 1,5kg de massa adiposa no mesmo período.

O aumento do IMC dos pais que moram com os filhos foi de 2,6%, dos pais que não moram com os filhos foi de 2% e os homens que não tiveram filhos, perderam 650g.

A finalidade do estudo era justamente avaliar como este marco que é a paternidade influencia no IMC. A pesquisa foi publicada no Jornal Americano de Saúde Masculina.

10.253 homens foram analisados durante 20 anos, o IMC deles foi medido no início da adolescência, após a adolescência, em meados dos 20 anos e no início dos 30 anos.

Eles dividiram os homens entre os não-pais, pais que moram com os filhos e pais que não moram com os filhos e depois cruzaram os dados para verificar a evolução do IMC.

Raça, idade, escolaridade, renda, atividades diárias e o estado civil também foram levados em consideração. Segundo os pesquisadores, a paternidade é um fator mais marcante para o aumento da massa adiposa do que o casamento em si.

“Você tem novas responsabilidades quando tem filhos e pode não ter tempo para cuidar de si mesmo. A família se torna prioridade”, afirmou Craig Garfield, líder do estudo e professor de pediatria e ciências sociais médicas da Northwestern University.

O autor da pesquisa brincou ao afirmar que os hábitos alimentares mudam com a vinda de crianças, lanches e sorvetes são comuns na casa: “Nós todos sabemos que são os pais que ‘raspam’ os pratos dos filhos depois de cada refeição”, disse ele.

“Quanto mais peso os pais ganham e quanto maior o IMC, maior o risco que eles têm de desenvolver doenças cardíacas, como diabetes e câncer”, alertou Garfield.