Coisas que aprendemos com Don Vito Corleone

Transcrição do vídeo:

(Texto extraído do site AlphalifeCoach.com)

Há alguns dias atrás eu fiz o vídeo 6 coisas que aprendemos com Rocky Balboa, gostei resultado então cá estou eu com o vídeo 7 coisas que aprendemos com O poderoso chefão. O poderoso chefão é simplesmente o filme mais viril de todos os tempos. Um filme sobre a máfia italiana que se passa nos anos 40 e 50, mas que trata muito mais de valores familiares do que da própria máfia.

Isso sem falar no Don Corleone que é personagem inspirador.

Depois de assistir os 3 filmes, fui pesquisar um pouco sobre a história por trás dele e percebi que a maioria dos ensinamentos que tirados para fazer esse vídeo, são valores da própria máfia Italiana que realmente existiu a pouco tempo atrás. E são ensinamentos em que não se precisa ser um líder mafioso pra fazer sentido. São coisas que se aplicam no nosso dia a dia:

1. Não confie em ninguém, mesmo que esse alguém seja de confiança

Isso é algo crucial para viver no mundo que vivemos. Nós sabemos que as pessoas são egoístas e o que mais importa pra elas são elas mesmas. As pessoas não se importam contigo assim como você não se importa com elas.

Eu garanto você, que se você conhece 500 pessoas, pode confiar apenas em umas 4 ou 5. E essas pessoas provavelmente são: sua mãe, seu pai, seu melhor amigo e sua namorada.

2. Nunca deixe que os outros saibam o que você esta pensando

Quando você se torna um ‘poderoso chefão’ na vida real, alguém que conquistou seu lugar de destaque, a sua posição de líder nem que seja no próprio grupo social, você vira alvo de tudo. As pessoas começam a acompanhar o seu pensamento para descobrir qual vai ser o seu próximo passo.

A melhor coisa a se fazer, é nunca demonstrar o que esta pensando e quais são seus planos. Se você pretende abrir uma empresa, esta juntando dinheiro para comprar um carro, ou esta tentando conquistar uma determinada mulher, não conte pera ninguém…

Por que as pessoas vão torcer pela sua desgraça

3. Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda

Essa frase é clássica, e por incrível que pareça, é o que geralmente acontece. Os nossos inimigos sempre estão mais próximos que os amigos. E não são necessariamente aquelas pessoa que você sente raiva, e sim um concorrente, um rival, aquele cara que esta tentando pegar a mesma menina que você e etc.

Eu não diria que essa frase é necessariamente um aprendizado e sim um lembrete de como é a nossa vida. E que geralmente a pessoa que tem potencial pra se tornar seu inimigo ou que já é seu inimigo, provavelmente é uma pessoa próxima a você. Uma pessoa que aparenta gostar de você, mas no fundo odeia você.

4. Ajude os outros, eles ficarão em divida com você

Ta aí algo genial! Em um dos filmes, um cara pede para o Corleone por que ele ajuda as pessoas, e ele responde que se ele ajuda uma pessoa essa pessoa fica em dívida com ele. Por que algum dia ele vai precisar alguma coisa dessa pessoa e ela vai se sentir na obrigação de retribuir.

As pessoas realmente são assim, é o gatilho mental da reciprocidade.

5. Só corra riscos se você puder lidar com as consequências

Isso é muito aplicado na sedução e no mundo do empreendedorismo, onde todos falam: “tem que se jogar, tem que correr riscos”. Por que que correr um risco se eu sei que vai dar m*&#?

Corra riscos, mas de modo racional e com cautela.

6. Networking

Mais uma vez, fazendo analogia ao mundo da sedução e ao mundo do empreendedorismo: o networking do Corleone eram os amigos dele no governo e na polícia, que davam a ele o poder de fazer o que ele queria.

Qualquer empreendedor precisa construir o seu networking, que seria ter contato com pessoas que também fazem o que você faz. O mesmo vale para sedução e desenvolvimento social: o networking aqui, se aplica na construção de uma pré-seleção. Que seria ter um amplo grupo de amigos que lhe proporcionem diversas opções de atividades diferentes. E um amplo grupo de mulheres pra que você tenha várias opções sem ter que sempre ir atrás de uma mulher diferente.

7. Faça o que tem que fazer

Para assumir o cargo de Don, ou seja, líder da máfia, o filho do Corleone teve lidar também com a parte ruim: matar pessoas e correr risco de vida. Trazendo isso pra vida real, isso significa que qualquer resultado, qualquer privilégio ou qualquer coisa positiva, por trás tem a coisa negativa.

Quer o privilégio de ser um líder? Vai ter que lidar com as obrigações e responsabilidades

Não existem atalhos para nada. Se você conseguiu pegar algum atalho seja em ganhar dinheiro, treinos na academia, pegar mulher, pode ter certeza de que vai dar m$rda.

Eu me chamo Copini, sou Coach de Relacionamentos e esses foram alguns ensinamentos que eu aprendi com a trilogia O Poderoso Chefão, coisas que a gente pode aplicar na nossa vida. É como se tivéssemos nos blindando pra lidar com a parte podre do mundo, que diga-se de passagem, é bem grande.